2ª Feira do Estudante de Guararema orienta estudantes

Mais de 500 estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio participaram da 2ª Feira do Estudante de Guararema, realizada na última quarta-feira (18/11), na Escola Profissionalizante “Sebastião Alvino de Souza”. No evento os jovens fizeram visitação nos stands de instituições de ensino, onde receberam orientação e puderam conhecer um pouco sobre as diversas profissões que o mercado de trabalho oferece. Nessa segunda edição foram 35 instituições participantes, quase o dobro se comparado a primeira.

Além dos stands, a feira trouxe ainda outras atividades variadas e divididas em espaços. Palestras, oficinas, serviços de beleza, lazer e testes vocacionais foram algumas das atividades destinadas aos estudantes. Um dos momentos mais esperados foi o “Show de Ciências” realizado pela turma de Física da USP de Lorena. Os alunos da universidade fizeram algumas experiências e mostraram como a Física está presente no nosso dia a dia. O show despertou a curiosidade de diversos estudantes, entre eles a aluna Luana Vieira Machado, do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual “Emília Leite Martins”, que foi para a feira interessada na área de Humanas, mas se surpreendeu com o que viu e passou a pensar na área de Exatas como uma opção. “Eu vim querendo saber mais sobre o curso de Administração, mas gostei muito do que vi no show e quero saber mais sobre o curso de Física”, disse.

Para o prefeito de Guararema, Adriano Leite, que participou da abertura do evento ao lado do secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Agricultura, Odvane Rodrigues da Silva, essa possibilidade de descobrir novas possibilidades e gostos é um dos objetivos da feira. “Esse é o momento em que os jovens estão descobrindo seus gostos, suas preferências por determinadas áreas e o que nós estamos oferecendo são ferramentas para que eles se descubram e cresçam profissionalmente. Também é uma ótima oportunidade para saber o que está em alta no mercado de trabalho que é muito dinâmico e somente com muito conhecimento é possível acompanhar”, disse.

O prefeito falou ainda sobre o ciclo oferecido pela Escola Profissionalizante, desde os cursos de capacitação, passando pelo curso pré-vestibular oferecido a alunos das redes estaduais, até a realização de eventos.

O secretário Odvane também destacou as ações da instituição que são oportunidades enriquecedoras para os jovens. “O que nós queremos é que nossos jovens, que são o futuro da nossa cidade, tenham êxito em suas carreiras e se tornem profissionais respeitados”, disse.

Pela primeira vez participando da Feira, a Uniesp, de Jacareí trouxe para Guararema as novidades do mercado de trabalho, cursos que têm grande procura. Apenas no período da manhã pelo menos 200 estudantes passaram pelo stand para obter as informações. O mesmo aconteceu no atendimento do Senai, que já é parceiro da Escola Profissionalizante no oferecimento de cursos de capacitação.

Participaram como parceiros do evento as seguintes instituições: Academia Brasileira de Gestores, Carlos de Siqueria – Microsoft, Centro de Ensino e Profissões Easy Comp Plus (Guararema), Centro de Ensino Fisk (Unidade Guararema), CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola, CNA – Cultural Norte Americano (Unidade Guararema), Escola Múltipla de Profissões (Guararema), Equipe Slack Mogi, Faculdade INESP (Jacareí), Faculdades Anhanguera (Jacareí), FATEC – Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Unidades de Jacareí e Mogi das Cruzes), Fundo Social de Solidariedade, FMU – Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, Mary Kay, Parque Tecnológico (São José dos Campos), Patrícia Psicologia, Recicalce (São José dos Campos), Rotary Club (Guararema), SEBRAE SP, SENAI (Jacareí), SENAC (Guarulhos), Universidade Mogi das Cruzes (UMC), UNINTER Grupo Educacional (UNINTER),Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), Universidade de Campinas (UNICAMP), Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID), Universidade Taubaté (UNITAU), Universidade Norte Do Paraná (UNOPAR), LUCIANE CECCI Massoterapia, FACULDADE SÃO FRANCISCO (FATESF), UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO (UNIESP), Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Guarulhos (UNG), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Wizard (Guararema). (Com informações da Prefeitura Municipal de Guararema)


Comentários no Facebook