André Martinez lança livro histórico do Mogi Basquete

Foto: cape Press Comunicação

Lançamento da obra acontece no próximo dia 30 de março, às 17 horas, no Mogi Shopping, com as presenças dos ídolos do passado e os jogadores do presente

O título paulista de 1996. A retomada do basquete na cidade no ano de 2011. A conquista da Super Copa Brasil de 2012. A histórica semifinal diante do Flamengo na Liga Nacional do Novo Basquete Brasil (NBB) 2013/2014. O vice na Liga Sul-Americana de 2014 e a disputa do Final Four da Liga das Américas 2016. Esses são apenas alguns dos momentos históricos do Mogi das Cruzes Basquete registrados no livro ‘Time de Guerreiros’, a mais nova obra do premiado escritor mogiano André Martinez. O lançamento do livro acontece no próximo dia 30 de março (quarta-feira), às 17 horas, no espaço de eventos do Mogi Shopping. O evento contará com as presenças dos ídolos do passado e os jogadores do presente.

O livro que retrata toda a história do basquete profissional de Mogi das Cruzes, desde a sua fundação até os dias atuais, também comemora os 10 anos de carreira do escritor mogiano. ‘Time de Guerreiros’ é a 16ª obra de Martinez, que já escreveu sobre futebol, MMA, humor e drama. O autor que já alcançou a incrível marca de 200 mil exemplares vendidos lança pela terceira vez um livro com o seu selo editorial ‘André Martinez’.

O desejo de escrever sobre o basquete mogiano surgiu durante a disputa do NBB 6, quando o escritor se deparou com as arquibancadas lotadas do Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos na surpreendente participação da equipe nos playoffs e a conquista da quarta colocação. “Quando eu vi aquelas arquibancadas lotadas, o Hugo Ramos com mais de cinco mil pessoas jogando junto com a equipe, eu não tive dúvidas que precisava registrar tudo aquilo, que aquela saga toda merecia um documento histórico”, recordou.

Martinez foi além. Registrou não somente aquela épica campanha, mas também toda a história do basquete profissional na cidade. Com acabamento de luxo e formato 17 x 24 centímetros, o livro possui 304 páginas coloridas e mais de 320 fotos. A obra é um produto oficial e licenciado pelo Mogi das Cruzes/Helbor e parte da renda obtida com as vendas será destinada ao clube. O exemplar será vendido ao valor de R$ 50,00.

Foram dois anos de muito trabalho. Para levantar cada momento histórico da equipe, André Martinez passou intermináveis tardes e noites no arquivo de jornais da cidade para buscar todas as informações, os grandes momentos, títulos, jogos inesquecíveis e os maiores ídolos que marcaram a história do basquete profissional mogiano em todos os tempos. “Este foi disparado o livro que mais me deu trabalho até hoje, pois tive que garimpar informações que ninguém mais sabia e procurar por pessoas que ninguém encontrava. Para obter todo o conteúdo, eu tive que praticamente ler vinte anos de jornais página por página(risos)”.

A obra começa com o prefácio do prefeito Marco Bertaiolli, grande entusiasta e apoiador do basquete mogiano. Em seguida parte para uma viagem pelo tempo, retratando a construção do Ginásio Municipal Hugo Ramos, onde o épico professor mogiano que deu nome ao ginásio também é homenageado.

Depois o livro aborda de forma detalhada a transição do basquete de Suzano para Mogi das Cruzes, no ano de 1995, pelas mãos do então secretário municipal de Esportes José Carlos Miller da Silveira, o popular professor Tuta, a quem o escritor destaca como uma das pessoas mais importantes do projeto. “Se não fosse o apoio dele e as informações históricas que me passou, este livro não teria sido feito”, destacou Martinez.

A partir da homenagem ao professor Tuta, o livro dá enfoque de forma cronológica a todas as competições pela qual o time de basquete profissional de Mogi participou. Desde a sua primeira partida oficial na história, no ano de 1995, com destaque para a sensacional equipe do Report/Mogi, campeã paulista em 1996, passando pelas eras Valtra, Corinthians e chegando na atual equipe do Mogi/Helbor.

O ‘Hall da Fama’ do basquete mogiano também ganha um espaço especial, com biografias de grandes nomes da história do basquete de nossa cidade, dentro e fora de quadra. Martinez separou ainda alguns jogos inesquecíveis, daqueles que marcaram época e jamais sairão da retina dos torcedores mogianos.

Uma das principais dificuldades enfrentadas por André Martinez na produção do conteúdo, até então inédito na cidade, foi encontrar alguns ídolos do passado. Um exemplo foi o ala norte-americano Jeffty Connelly, um dos maiores jogadores da história do clube em todos os tempos. O ex-jogador trabalha atualmente como gerente de assino na Califórnia e só foi encontrado graças a ajuda de amigos. “Estou muito honrado em fazer parte do livro da história do basquete mogiano. O Mogi Basquete é algo que fez e ainda faz parte da minha vida e da vida da minha família” ressaltou Jeffty.

Quem também tem papel de fundamental no livro ‘Time de Guerreiros’ é o empresário Augusto Girotto Reis, CEO da Girotto 404 Engenharia e Montagens, uma das principais parceiras da equipe. Após 47 anos no basquete, sendo como jogador, dirigente ou parceiro, Girotto abraçou o projeto de André Martinez e patrocinou a obra que retrata toda a história do basquete profissional de Mogi das Cruzes. “É um documento histórico para Mogi e toda a região do Alto Tietê. Para nós é uma oportunidade de divulgar a empresa e o trabalho desenvolvido com o esporte, solidificar o nome da minha empresa como parceira do esporte e da cultura. É a minha pequena contribuição para tornar a público toda a história do basquete e da família Girotto”, reforçou o empresário de 60 anos.

Após o lançamento no Mogi Shopping, o livro será vendido na Space Box do Mogi Shopping, nas livrarias Patão e Boigy e na loja oficial do Mogi Basquete, localizada dentro do ginásio Hugo Ramos. Os torcedores que não residem no município podem comprar pela internet no site www.andremartinez.com.br. “Quem adquirir este livro estará levando para casa mais de vinte anos de história do nosso basquete”, destacou.

O escritor

Natural de Mogi das Cruzes, André Martinez é escritor, colunista e palestrante. Iniciou a sua carreira no ano de 2006, lançando de forma independente o livro ‘Top 10 Timão’. Hoje após dez anos de carreira, o mogiano já lançou 16 livros, vendendo ao todo mais de 200 mil cópias, não só no Brasil, mas também em países como Portugal, Angola, Alemanha, Canadá, Chile, Estados Unidos e Japão.

Além de Top 10 Timão, Martinez é autor das obras ‘Corinthians Minha Vida, Minha História, Meu Amor’; ‘Centenário do Corinthians’; ‘Todas as Copas do Mundo’; série ‘Grandes Ídolos’ (Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos); ‘Heróis do Vale Tudo’; ‘Heróis do MMA’; ‘Top 10 Timão 2’; ‘Corinthians a Saga de Uma Nação’; ‘Corinthians o Time do Povo’; ‘Café com Bobagem 25 anos dos reis do humor no rádio’; e ‘No dia em que o leão se levantar’. (Com informação da Cape Press Comunicação)


Comentários no Facebook