ANS autoriza a cobertura de novos procedimentos para tratamento do câncer

Os planos de saúde passaram a oferecer mais 21 procedimentos para tratamento contra o câncer. A ampliação da cobertura foi autorizada pela ANS (Agência Nacional de Saúde) a partir de janeiro de 2016, ampliando as possibilidades de tratamento para pacientes. Uma das principais novidades é a radioterapia por intensidade modulada” (Intensity Modulated Radiation Therapy/IMRT), que está disponível no Alto Tietê no Centro Oncológico Mogi das Cruzes, referência para tratamento contra o câncer na região. Por meio deste tipo de radioterapia é possível proteger melhor os tecidos saudáveis e combater com mais eficácia as estruturas cancerígenas.
A medida é resultado do processo de revisão periódica do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que contou com reuniões do Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (COSaúde) e de consulta pública realizada pela própria ANS. De acordo com a agência, a partir de janeiro deste ano, os beneficiários de planos de saúde individuais e coletivos terão direito a mais 21 procedimentos, incluindo exames laboratoriais, além de mais um medicamento oral para tratamento de câncer em casa e ampliação do número de consultas com fonoaudiólogo, nutricionistas, fisioterapeutas e psicoterapeutas.
Segundo o diretor administrativo do centro, o físico-médico Alvaro Otávio Isaias Rodrigues, o procedimento é realizado por meio dos planos de saúde conveniados para os casos de câncer nas regiões da cabeça e pescoço. Outras regiões do corpo afetadas pelo cancro também são indicadas e podem ser tratadas dentro da nova modalidade via particular. “Essa é uma evolução da radioterapia, que consegue proteger melhor as estruturas saudáveis e atingir em doses mais certeiras o câncer”, enfatizou o especialista.
A radioterapia de intensidade modulada é uma modalidade de radioterapia externa conformacional – também denominada de 3D -, que utiliza o computador e técnicas de imagem, como a tomografia computadorizada, para focar o tratamento no tumor e em tecidos próximos à região tumoral. Especialistas afirmam que a técnica é altamente precisa, uma vez que permite a administração de altas doses de radiação no alvo, minimizando ações nos tecidos normais adjacentes de forma muito eficaz.
Sobre o Centro Oncológico
O Centro Oncológico atua há mais de 30 anos em Mogi das Cruzes e é a instituição de saúde mais completa para tratamento contra o câncer na região do Alto Tietê. A clínica oferece total apoio no tratamento contra o câncer por meio de diagnóstico, radioterapia, cirurgia e quimioterapia. A unidade funciona na Rua Doutor Osmar Marinho Couto, 78, no Alto do Ipiranga. O telefone para contato é o 4795.4795. (Com informações da Linha Fina Assessoria de Comunicação)

Comentários no Facebook