ARCANUM Tarot , Astros & Logias – 2016 – O ANO DO SABER Arcano IX – O Eremita

Quando se fala de sabedoria é preciso diferenciar Sabedoria de Inteligência. Está última, rege o intelecto, se processa na Razão que por sua vez se estabelece e se manifesta à partir de elementos concretos. A Sabedoria possui um outro Teor, ela atua no Campo da fenomenologia, habita no subjetivo, e depende de certa maturidade interior do indivíduo que a possui. Sendo assim, é uma Capacidade Humana de Raiz Metafísica, que tem como Fonte à própria Auto – descoberta do Ser nas suas dimensões psico – humanas, e principalmente transcendentais. Ou seja, a Sabedoria é um Portal de Transcendência que Eleva e Direciona à ideias de Aspectos Universais.

À partir dessas primícias reflexivas, podemos já de antemão observar o que nos aguarda em 2016 sob a Vibração do Arcano Maior IX – O Eremita. Um Ano em que essa Capacidade de adquirir, exercitar e expandir a Sabedoria será inerente e quase que uma Força Maior Impulsionando nossas vidas primeiramente à Auto – descoberta e consequentemente ao Despertar desse Saber.

A Figura do Eremita ou Ermitão, geralmente é apresentada por um Homem Maduro em seus Dias, barbas grisalhas, apartado da Sociedade com o olhar atento à tudo aquilo que vai se desvelando na penumbra que é rasgada por sua Luminária em sua mão direita, que tomando emprestado conceitos neuropsicológicos, podemos entender como seu lado intuitivo sempre à frente, sempre rompendo a Escuridão de Ilusões que o Cerca permitindo – o se aprofundar nos Mistérios da Vida e encontrar novas realidades, em sua mão esquerda o Ermitão porta um Cajado onde ele se apoia, que ainda nessa ótica entendemos que em momento algum Ele perde a Razão, não se deixa levar pelas incertezas, pelo medo ou por qualquer coisa que o tire daquele estado de contemplação e descobertas.

O Ambiente é silencioso e lento, e essas são características importantes para esse ano. Levando em consideração que é O Ano do Saber podemos entender que todos os nossos Planejamentos, Realizações e Conquistas irão passar por esse Crivo. Logo muita pessoas sentirão seus Projetos Perderem o Fôlego, sua Realizações e Conquistas minarem inexplicavelmente. Em Contrapartida tudo que intentarmos fazer com os Propósitos alinhados ao nosso crescimento interior e daqueles que nos Cercam surtirá efeitos benéficos pelo Caminho, talvez não com tantos frutos agora, mas, com muitas bem-aventuras à longo prazo, já que com o Eremita não é um Ano de Colheita e sim de Plantio e isso é um fator importante à ser entendido para que se evite frustrações, desânimos, baixa auto – estima e até a ruína de muita coisa boa e consistente que poderia acontecer.
O Eremita e o Amor

As Relações com Propósitos maiores estarão em alta em 2016. Se é um Ano voltado a auto – descoberta e ao Saber toda aquela relação que produz Ambiente propicio a Evolução da Alma e do Espirito tendem a ser beneficiadas por essa Boa Vibração. Já as Relações que se estabelecem por Conveniências, Contratos Sociais, Tradições, Dinheiro, Status Sociais receberão certa Pressão se acaso estiverem afastando os envolvidos do seu Ser Real, muitas dessas Relações chegarão ao Fim sem possibilidades de retorno, porque será um Ano em que para muitos isso não será o Suficiente, gerando um vazio imenso e conflitos intermináveis.
O Eremita e as Profissões

É uma Energia de um Modo Geral benéfica para as Profissões e os Planos de carreira. Sobretudo aquelas Profissões em que o Indivíduo se sente não só realizado financeiramente, mas também sente uma Satisfação Profunda de exercer aquela Função. Será um Ano em que muitas carreiras farão mais sentido para alguns à ponto de descobrirem os “porquês” de estarem no Lugar onde estão, fazendo as coisas que fazem. Por um outro lado o Eremita também revelará a muitos o quanto é preciso estar alinhado ao seu Caminho Interior também Profissionalmente, e essa descoberta em alguns casos, resultará em insatisfação e até abandono de Funções.
O Eremita e a Espiritualidade

Quando se trata desse Arcano Maior certamente a Espiritualidade é algo primordial na pauta, já que toda a sua tendência tem como Macro Objetivo a Transcendência do Ser. Com um imenso diferencial, a busca espiritual para esse arcano não atua tanto no Coletivo, ela é uma Energia mais Mística, mais Subjetiva e Individual, levando muitas pessoas a buscarem modos Alternativos e até Solitários de se Conectarem com o Cosmos, com Deus. Será um Ano em que muitos valores religiosos e dogmas serão questionados no intimo das pessoas, sobretudo aqueles que visam Modos Espirituais Padronizados que anulam a Individualidade. Podemos até arriscar dizer que haverá muitas rupturas com Clãs e Núcleos, Instituições, e Grupos que estiverem atuando de Forma Sectária e Rígida. O Eremita para ter o seu encontro com Deus preza pela Liberdade, a Autonomia e a Boa Utilização da sua Luz Interior.

O Melhor do Eremita em 2016
Aproveite a chance de crescer em todos os setores da sua vida de modo Pleno, harmonizando o seu Ser Humano, Psíquico e Espiritual.

O Pior do Eremita em 2016
A Lentidão revelará a verdade das coisas e a verdade as vezes é dolorida para os imediatistas e caçadores de ilusões.

Considerações Finais

Na Vida há Caminhos e Caminhos, mas nem todos levam a algum lugar, por mais que nos leve. Por mais que estejamos caminhando, jamais estaremos de fato se esse Caminho não for nosso. E existe Um Chamado que nunca se calou, e que agora será gritante: É preciso descobrir o porquê! Por isso, precisamos nos preparar, levantar nossa Lamparina sem medo no meio da Multidão que nos cerca, e ir desvelando nossa Própria Essência. Não poderemos mais fugir disso porque dias virão em que essa Essência Interior será o único elemento necessário à vida. Se abra, se permita, se deixe Descobrir, e acredite Você guarda grandes Tesouros pra Você.

*Alex Domingues é Bacharel em Psicologia, Tarólogo e Astrólogo no Espaço Holístico Casa Shanti, É Poeta, Escritor Compositor e Músico, também trabalha como Produtor Musical na Produtora Art & Musica.


Comentários no Facebook