ARTIGO: Planejamento de campanhas de marketing nas redes sociais

Publicado originalmente no Portal SEBRAE

O planejamento estratégico de campanhas de marketing online é importante para utilizar efetivamente os recursos oferecidos por diferentes plataformas digitais. Para isso, comece pensando nos seguintes assuntos:

  • Avaliação dos recursos: analisar qual é o orçamento disponível para ações de marketing nas mídias sociais.
  • Definição de funções: gerenciamento das redes sociais por quem tem familiaridade com a plataforma escolhida.
  • Identificação do público-alvo: conhecer o perfil dos usuários para maior proximidade entre a marca e o consumidor.
  • Definição da linha de comunicação: estabelecer a abordagem que será adotada (formal ou informal) para a produção do conteúdo.
  • Periodicidade das postagens: manter frequência fixa de atualização e respostas aos clientes.
  • Monitoramento: acompanhar o fluxo de acesso nas postagens e promoções para a efetividade da campanha de marketing digital.

Ações promocionais

Seja com brindes, descontos ou concursos, a principal ideia é atrair o consumidor para a campanha, levando até ele o produto ou o serviço que deverá ser vendido.

Confira a seguir algumas dicas para ações promocionais:

  • Oferta: você pode associá-la diretamente ao produto ou relacioná-la a alguma outra ação atraente para o público-alvo.
  • Participação do cliente: ações bem-sucedidas, em geral, fazem com que o consumidor participe e se envolva em algum tipo de evento, como sorteios, concursos ou competições.
  • Rede de relacionamentos: é desejável que a ação envolva a rede de relacionamentos do consumidor.

Plataformas promocionais

  • Facebook: criação de página da marca. Há inúmeras possibilidades de ações nessa rede social. Por exemplo, divulgação de coleções, promoções para quem fizer check-in na loja física da marca ou códigos de descontos para compras online.
  • Instagram: incentivo aos consumidores para tirarem foto com a hashtag (#) da empresa ou a repostagem de conteúdos que despertam desejo de compra.
  • Twitter promo: permite lançar ações promocionais no Twitter, utilizando a capacidade viral da rede.
  • E-mail: com o cadastro e a fidelização dos clientes, é possível informá-los por e-mail de coquetéis para inauguração de uma coleção nova, ofertas exclusivas e queima de estoques.

Fique atento à legislação atual e ao Código de Defesa do Consumidor, preservando os direitos do seu cliente. Por exemplo: para a realização de sorteios ou distribuição de brindes e prêmios por meio das redes sociais, é necessário que o empresário seja previamente autorizado pela Caixa Econômica Federal. Isso pode ser feito por meio de ofício ou carta.

DICA DO PORTAL REGIÃO EM CONTEXTO

Se você possui um pequeno, médio ou grande negócio, não pense duas vezes em buscar apoio de profissionais qualificados! Marketing é investimento e possui retorno!

Apresentamos um Grupo de três empresas que podem lhe ajudar a consolidar sua estratégia de comunicação e ampliar seus lucros! Conheça a Agência Floriano Comunicação Integrada, a Web4 Comunicação – Itaquaquecetuba e lógico nosso Portal de Notícias, o Região em Contexto!

A  Floriano Comunicação Integrada é focada na área de produção de conteúdo especializado, assessoria de imprensa, marketing político e eleitoral, gestão de redes sociais, programação de links patrocinados no Facebook, Whatsapp Marketing e estratégia em comunicação integrada. A construção de estratégias é a sua marca no mercado. Seu contato principal é o contato@agenciafloriano.com.br

Com a  Web4 Comunicação – Itaquaquecetuba trabalhamos focados no marketing digital, desenvolvimento de sites, e-mail marketing, hospedagem, soluções web e identidade visual. Nós da Web4 Comunicação estamos presentes em 35 cidades e distribuídas 09 Estados Brasileiros. Nosso objetivo é desenvolver a ferramenta web que você precisar. Seu contato principal é o contato.itq@oiweb4.com

Além disso dirigimos o Portal de Notícias  Região em Contexto que faz a cobertura jornalística das 10 cidades do Alto Tietê (Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano) com a média de 3 mil acessos em dias úteis e mil acessos em fins de semana. Jornalismo sério e de qualidade é a nossa marca. Nosso contato principal é o regiaoemcontexto@gmail.com

Se interessou? Quer conversar? Chame no Whatsapp: (11) 9.6579.2597

 


Comentários no Facebook