ARTIGO – Projeto verão: fortaleça ainda mais sua marca neste fim de ano

Por Natalia Fernandes*

Dentro de pouco mais de dois meses estaremos na época de festas de fim de ano e muitas pessoas começam a entrar em clima de férias entre esses últimos meses de 2016 e o começo de 2017.

Devido a esse período de agitação, muitas empresas dos mais variados segmentos apresentam automaticamente um aumento nas vendas, tanto devido à prática de presentear amigos e familiares nessas festividades, como no caso de produtos específicos, como, por exemplo, roupas de banho para o verão. Porém, o que muitas organizações talvez não saibam é que as redes sociais têm uma influência ainda maior na decisão de compra dos usuários nessa época do ano. Segundo dados do Facebook, o tempo gasto na rede social aumenta no inicio de outubro e atinge seu pico na véspera de Ano Novo, isso não só demonstra que as pessoas ficam mais ativas na internet neste período, mas também mostra ótima oportunidade de negócio, pois as marcas devem estar presentes onde seu público estará.

No entanto, assim como não adianta começar uma dieta e exercícios hoje sem planejamento nenhum para estar com o “corpo ideal” no verão, também não adianta entrar nas redes sociais agora sem que haja uma estratégia de marketing bem definida. Afinal, um planejamento eficaz é o ponto fundamental entre o fracasso e sucesso de uma campanha.

Portanto, para que o “Projeto Verão” de sua marca tenha sucesso, é necessário seguir alguns passos:

>>Neste primeiro momento, o objetivo é buscar dados e informações que serão úteis no desenvolvimento do planejamento. Além disso, caso sua empresa não tenha um profissional de marketing ou uma agência de comunicação, este é o momento para conhecer as redes sociais que serão utilizadas e estudar sobre as ferramentas fundamentais para desenvolver uma campanha estratégica.

>>Outro ponto importante é planejar antecipadamente o valor que será investido. Embora não haja custos em criar um perfil de sua empresa em qualquer rede social, algumas datas e campanhas especificas necessitarão de anúncios para que haja o retorno esperado. Além disso, caso não exista um profissional da área em sua empresa ou alguém com a disponibilidade de estudar sobre o assunto, deve se colocar no orçamento a contratação desse profissional e/ou agência.

>>Público–alvo: independentemente da ação a ser realizada ou a mídia a ser utilizada, é de extrema importância saber o perfil de seu público. Nas redes sociais, ter em mãos esses dados irá auxiliar na segmentação das campanhas, tendo como resultado anúncios com maior grau de assertividade.

>>Conteúdo: não se esqueça de incluir as informações dos seus produtos ou serviços nos posts, mas é de extrema importância diversificar o conteúdo. A venda de uma calça pode aumentar significativamente se você mostrar ao público dicas de combinações, como mostrar o “look do dia”, por exemplo.

>>Use e abuse da criatividade para mostrar o valor da sua marca e os benefícios de seus produtos e serviços. É importante criar uma narrativa relevante que demonstre isso, para tanto, pode-se utilizar de fotos, vídeos, artes, entre outras formas multimídias.

>>Relacionamento é uma das palavras-chave em qualquer negócio. Depois desse período é primordial planejar estratégias que aumente a aproximação dos clientes e potenciais consumidores que a sua marca impactou no ‘projeto-verão’.

Melhor do que a execução de estratégias como essa para alavancar a marca e as vendas é ter um planejamento anual que contemple ações diferenciadas não só para essa época do ano, mas também para outras datas que possam sem importantes para seu segmento.

(*) Jornalista e assessora de imprensa. Bacharel em comunicação social e MBA em controladoria e finanças. Sócia-fundadora da agência Zaru Comunicação. (Publicado originalmente no Portal Comunique-se)


Comentários no Facebook