Banda Sinfônica Jovem de Mogi faz sua estreia em competições neste domingo

Com pouco mais de um ano de formação, a Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes participará neste domingo (25/10), a partir das 9 horas, do 1º Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais da Cidade de São Paulo – 2015, promovido pela Prefeitura de São Paulo. O evento será no CEU Quinta do Sol, no Parque Cisper. O grupo faz parte do projeto Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola, realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio de sua Secretaria de Educação. Atualmente são atendidos 8.605 mil alunos em 13 escolas municipais.

Esta é a primeira competição da banda, formada pelos alunos mais destacados do projeto. “Estamos animados, nos preparando muito de maneira intensa para levar o nome de Mogi das Cruzes cada vez mais longe”, disse o maestro Daniel Bordignon, regente titular da banda diretor artístico do projeto, desenvolvido na cidade desde 2011. Os jovens, selecionados por meio de audições, têm feito grandes apresentações desde o ano passado, sucesso de crítica e público.

A Banda recebeu convites para se apresentar na província de Córdoba, na Argentina, e teve a oportunidade de mostrar seu trabalho na Convenção Internacional do Rotary Club, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo. Neste ano, o sucesso ficou por conta do concerto “Carrossel Sinfônico”, ao lado do Coral Pequenos Músicos, e o musical “Cocoricando”, uma parceria com o projeto Caminhando e Conhecendo. Pela iniciativa, os jovens músicos apresentam as canções que fizeram sucesso no programa infantil “Cocoricó”, da TV Cultura e aproveitam para ensinar aos alunos da educação infantil sobre os instrumentos musicais.

Neste domingo, os mogianos irão disputar a etapa regional do festival. Foram inscritos 334 grupos, entre Bandas, Corais, Orquestras, Percussão, Bandinhas Rítmicas, Flautas, Cordas, entre outros. A final acontecerá nos dias 15 e 16 de novembro, no SESC Interlagos, onde se encontrarão os 26 melhores grupos. “Nosso objetivo não é o resultado final, mas, sim, o resultado do público em ver nossos “Pequenos Músicos” se apresentando. Vamos mostrar a importância desta iniciativa exemplar e de muito sucesso que a Prefeitura de Mogi das Cruzes desenvolve”, disse Bordignon.

Por meio do projeto Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola, os estudantes recebem aulas de musicalização durante a aula e ensino sinfônico no contraturno, além de participar da prática de banda. O objetivo é propiciar o acesso de crianças e jovens ao aprendizado musical, tendo como propósito enriquecer o currículo das escolas municipais. Os alunos que mais se destacam formam a Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes com 82 componentes e os monitores e coordenadores compõem a Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes, sendo 67 integrantes. (KCB)


Comentários no Facebook