Câmara de Poá pede auxílio ao Governo do Estado para solucionar problemas com enchentes

A Câmara Municipal de Poá oficiou o Governo do Estado a fim de obter auxílio quanto à realização de obras de combate às enchentes na cidade. O ofício encaminhado ao Palácio do Planalto é assinado por todos os vereadores que compõem a Casa de Leis. O Poder Legislativo também oficiou o Executivo poaense para imediata ação das secretarias e envio de projeto que garanta o ressarcimento das famílias atingidas com o temporal de 09 de janeiro.

No ofício encaminhado ao Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, os vereadores poaenses solicitam, em caráter de urgência, “estudos para resolução do problema do Córrego Itaim”, no âmbito regional e reiteraram também que o município necessita ainda da urgente intervenção na questão do “piscinão”, cuja obra (com verba federal pela Caixa Econômica Federal) está paralisada pelo fato de atraso de repasse pelo Governo Federal. Além de constar as fotos do estado calamitoso em que a cidade de Poá ficou e se encontra após ter sido castigada pelas recentes chuvas.

O documento explica, ainda, que muitas residências e comércios foram atingidos, calçadas levantadas e muros derrubados pela força das águas do Córrego Itaim, (Ribeirão Itaim) que vem do Itaim Paulista em São Paulo (capital) e passa por Ferraz de Vasconcelos e deságua no Rio Tietê em Poá.

As obras de retificação do leito, na vizinha Ferraz de Vasconcelos , fazem com que as águas cheguem com muita força em Poá, devastando tudo.

“O Legislativo está empenhado na busca de soluções que amenizem o sofrimento das famílias atingidas e, sobretudo, de recursos de outras esferas para que as obras de contenção às enchentes em nosso município possam prosseguir. Nós vereadores temos trabalhado incansavelmente neste sentido e também estamos acompanhando de perto a situação não só das famílias, mas dos comerciantes que tiveram grande prejuízo por este incidente ocorrido por força da natureza”, ponderou o presidente da Casa de Leis, Mário Massayoshi Kawashima (PSD), o Mário Sumirê.

Indenizações

Ao Executivo, os parlamentares solicitaram a determinação para imediata atuação em conjunto da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Urbanos e Secretaria de Assistência Social para obter mais informações quanto às vítimas e seus possíveis prejuízos, a fim de serem devidamente ressarcidos e indenizados.

Da mesma forma, os vereadores pediram a remessa, em urgência, de legislação autorizativa para tais pagamentos de ressarcimentos e indenizações, com valores devidamente atualizados.


Comentários no Facebook