Canil de Arujá cadastrará animais para castração

O Canil Municipal de Arujá recebe na próxima semana (de 1 a 5/2) as inscrições dos arujaenses interessados em castrar seus cães e gatos, machos ou fêmeas. O serviço é realizado gratuitamente pela equipe do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde.

Para fazer a inscrição, é necessário que o responsável apresente RG, CPF, comprovante de residência e o comprovante da vacina antirrábica do animal. O atendimento é das 8 às 12 horas, e das 13 às 15 horas, na Avenida Londres, 450, no bairro do Portão.

Após o cadastramento, os dados do animal e do proprietário são incluídos em uma lista. Já o procedimento cirúrgico ocorre mediante agendamento.

Segundo a veterinária do Setor de Zoonoses, Tássia Ribeiro, a castração evita diversos problemas nos animais. Entre os cães fêmeas, impede a piometra, doença grave que afeta o útero dos animais que causa sintomas como mal estar, febre, falta de apetite e dor abdominal.

“Há uma incidência maior em fêmeas que recebem a aplicação de anticoncepcionais injetáveis e a castração é a única forma de evitar esse problema e garantir uma vida saudável e longa para os animais”, diz. (com informações da Diretoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Arujá)


Comentários no Facebook