Centro de Controle de Endemias e Bem Estar Animal de Poá é inaugurado

Foto: Julien Pereira

Uma das obras mais esperadas pela população que cuida do bem estar dos animais “errantes”, mais conhecidos também como animais abandonados, foi entregue na tarde desta quarta-feira (29/06) pelo prefeito de Poá Marcos Borges.

O prédio que fica localizado no bairro da Vila Amélia será a sede do Centro de Controle de Endemias e Bem Estar Animal de Poá (CEBEAP), onde funcionará, além do atendimento aos animais abandonados, todos os serviços e programas de controle de Endemias.

O prefeito Marcos Borges se emocionou ao se pronunciar na hora da inauguração, pois segundo ele, esta obra era muito aguardada e esperada pela população. “Temos certeza que nenhuma cidade da região possui um equipamento tão bem estruturado como o que está esta sendo entregue neste momento”.

Conforme o prefeito explicou no local, o animal após ser resgatado terá todo o tratamento necessário para a sua reabilitação, passará pelo processo de castração e após a sua recuperação será entregue à adoção que será feito pelas ONGs da cidade.

“Além do atendimento aos animais, o programa de Controle de Endemias será ampliado e a cidade continuará realizando um ótimo trabalho no combate e prevenção das doenças”, concluiu o prefeito.

CEBEAP

No local serão feitos todos os atendimentos com relação à castração e cuidado dos animais resgatados pelos agentes e levados para o local para tratamento. O CEBEAP, que está subordinado à Secretaria Municipal de Saúde, cuidará do animal até que ele esteja totalmente recuperado e depois será entregue à adoção.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Alexandre Russo, o CEBEAP será uma ferramenta complementar inserida no Programa Municipal de Controle Populacional, Posse Responsável e Bem Estar Animal.

Conforme o secretário explicou, “o local não será um canil municipal, tendo seu funcionamento está pautado na otimização de resgates seletivos de animais de rua, em situação de abandonos e maus tratos. A permanência desses animais será provisória e de curta duração para que não se torne em pouco tempo apenas um depósito de animais”.

As ações que são realizadas pelo Controle de Endemias para a prevenção de doenças como a dengue com o combate ao mosquito Aedes aegypti entre outras doenças serão ampliadas, pois o local possibilitará a melhora na realização deste trabalho.

Participaram da cerimônia de inauguração, além de vários secretários municipais, os vereadores José Carlos da Costa, o “Zé Carlos da Maçã do Amor”, e Jorge Luiz Monteiro, o “Seu Madruga”. (Com informações da Prefeitura Municipal de Poá)


Comentários no Facebook