Centro Oncológico oferece palestras gratuitas sobre prevenção contra câncer de próstata

Instituição também disponibilizará painéis explicativos e folhetos gratuitos para alertar sobre a campanha do Novembro Azul

O Centro Oncológico Mogi das Cruzes (COMC) está realizando palestras gratuitas para empresas e instituições, com o objetivo de promover a conscientização sobre o Novembro Azul. Esse evento faz parte do projeto “Previna-se”, organizado pela própria instituição e que também já alertou, anteriormente, sobre a prevenção do câncer de mama. Durante a ação, o Centro Oncológico disponibilizará painéis explicativos e folhetos gratuitos, orientando sobre o autoexame e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é a segunda doença mais comum entre os homens. Por ano, são mais de 13 mil mortes, sendo uma a cada 40 minutos. A estimativa do INCA é de que, em 2016, mais de 61 mil novos casos serão registrados no Brasil.

Para evitar o aparecimento da doença, os homens precisam ter alguns cuidados específicos com a saúde, incluindo a realização de exames preventivos, e é nesse sentido que o Centro Oncológico debate o assunto. A empresa que tiver interesse em participar da campanha “Novembro Azul” e orientar seus colaboradores com o projeto “Previna-se” deve entrar em contato pelo telefone 4795-4795 ou e-mail: fale@centrooncologico.com.bre consultar a disponibilidade da equipe clínica.

Sobre o câncer de próstata

A próstata, que está localizada abaixo da bexiga do homem, é uma glândula responsável por produzir parte do líquido seminal, isto é, o que protege os espermatozóides. O câncer nessa área é caracterizado por um tumor que se desenvolve quando as células dessa glândula se multiplicam e crescem de maneira descontrolada.

A doença é mais comum em homens entre 40 e 60 anos de idade. Quando o câncer de próstata está em fase inicial, geralmente não apresenta sintomas. Porém, com o tempo, o homem pode sentir dificuldade de urinar e também ter obstrução urinária. Para diagnosticar a doença existem vários exames, como a biópsia, cintilografia óssea, tomografia computadorizada, ressonância magnética, laparoscopia e outros.

Além de realizar exames preventivos, o homem pode evitar o aparecimento do câncer aderindo a uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais com menos gordura. (Com informações da Linha Fina Assessoria de Comunicação)


Comentários no Facebook