Como fazer marketing de conteúdo impresso?

Conheça algumas estratégias e casos de sucesso para se destacar com seu marketing impresso

Como fazer marketing de conteúdo impresso?

Conheça algumas estratégias e casos de sucesso para se destacar com seu marketing impresso

Local: São Paulo – SP

Data: 08/12/2017

O marketing é uma área fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio. Ele está profundamente ligado ao crescimento de uma empresa. Definindo basicamente, pode-se dizer que marketing é o conjunto de estratégias relacionadas a produto, preço, praça e promoção.

O objetivo do marketing é estudar, entender e atender as necessidades do público-alvo e traçar a melhor estratégia para transmitir a sua mensagem de maneira eficaz para o público certo e na melhor mídia para atingi-lo.

Atualmente, uma estratégia muito usada por diversas empresas é o Inbound Marketing.
Conhecido também como marketing de atração ou novo marketing, o Inbound Marketing é um conceito que tem como objetivo atrair o público alvo oferecendo-lhe conteúdo do seu interesse.

Neste segmento, a empresa busca adequar-se aos desejos de seus clientes antes mesmo que eles próprios saibam de suas necessidades. O propósito do Inbound é transformar um indivíduo que não conhece sua marca em um consumidor fidelizado.

Considerada a principal ferramenta do Inbound Marketing, o marketing de conteúdo é o instrumento que vai atrair o público para sua empresa. A missão dele é conquistar pessoas e guiar todo o seu processo de compra, através de um conteúdo relevante e de importância para aquele usuário. O marketing de conteúdo educa o potencial cliente para que, no futuro, ele lembre-se da marca e a tenha como referência em determinado assunto.

Marketing de conteúdo Impresso

Com a facilidade de acesso à internet e os avanços constantes da tecnologia, a demanda natural pelo marketing digital cresce a cada dia. Porém, o marketing impresso não saiu de moda: “o digital veio para somar, não para substituir. O ideal é que você trabalhe a sua comunicação e marketing de forma integrada, onde um complementa o outro”, afirma Victor Eskenazi, sócio da gráfica Eskenazi. “O material impresso tem um grande poder persuasivo sob o consumidor”, completa.

A criatividade é ponto chave para surpreender o seu público. Entre as possibilidades que a mídia impressa proporciona estão: jornais, revistas, folhetos, outdoors, painéis, placas, cartazes etc. Alguns outros tipos de comunicação, são, naturalmente, impressas, como: embalagens, convites, flyers folders e ventarolas. “As possibilidades são muitas, vai de cada empresa saber qual a melhor forma de trabalhar o marketing de conteúdo para o seu público. A chave do negócio é buscar sempre a inovação”, diz o sócio da gráfica Eskenazi.

Cases de marketing de conteúdo impresso

Embora o marketing de conteúdo tenha viralizado recentemente, algumas empresas já o praticam há décadas. No entanto, a sua essência se manteve a mesma: produzir conteúdo de qualidade para o público-alvo da sua empresa.

Um exemplo mundialmente conhecimento é o Guia Michelin. Você nunca se perguntou o porquê de uma empresa que vende pneus para carro se tornar referência ao indicar restaurantes? Foi ainda em 1900 que a Michelin criou o seu guia impresso. O objetivo inicial da publicação era fazer com que as pessoas usassem mais seus veículos e, desse modo, precisassem trocar os pneus com mais frequência. E, assim, qual era a primeira marca que os usuários do Guia lembravam? Michelin. Marketing de Conteúdo de qualidade e útil para o consumidor.

Outro exemplo bem-sucedido de marketing de conteúdo impresso é a revista Red Bulletin, da Red Bull. A marca de energético produz conteúdo próprio relacionado ao interesse do seu público-alvo. “A revista ou jornal personalizado é um excelente meio para quem quer se fixar na mente do cliente. E o mais legal é que você não precisa falar de venda nem mesmo do seu produto. Você pode abordar assuntos que interessam, direta ou indiretamente o seu usuário”, comenta Eskenazi.

Alguns outros simples e ótimos exemplos de marketing de conteúdo impresso são as marcas de alimentos que colocam receitas que podem ser feitas com o produto em suas embalagens. Marcas como Leite Moça e a maionese Hellmann’s são adeptas da estratégia.

Importância de uma impressão de qualidade

Para trabalhar o marketing de conteúdo impresso é preciso mais do que um conteúdo interessante. O material gráfico deve ser visualmente atrativo. “Trabalhar com diferentes formatos, com uma impressão de qualidade, com uma textura legal e cores vivas, faz com que a sua marca seja lembrada pelo cliente”, explica Eskenazi.

 


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