Concurso de fotografia premia vencedores em Arujá

Após dois meses de ansiedade, os 361 alunos que participaram do curso de fotografia desenvolvido pela LMX Produções conheceram na quinta-feira (12/11) os três vencedores do concurso promovido ao término das aulas, realizadas no Casarão das Artes. Sarah Santana, Ingrid Campi e Maria Antônia de Santana ganharam uma câmera fotográfica cada.

A atividade, realizada nos dias 31 de agosto e 1, 3, 4, 8 e 10 de setembro, resultou em cerca de 3.700 fotos tiradas pelas ruas da cidade sob orientação de profissionais da LMX.

Sarah Santana, de 11 anos, conta que esse foi seu primeiro contato com a fotografia e que durante as aulas aprendeu que todo registro deve ser enquadrado em um ângulo. “Tirei uma foto de duas árvores grandes juntas, pegando o sol entre os galhos delas. Estou bem feliz e achei legal ter ganho, pois foi a primeira vez que participei de um concurso. Com a câmera que ganhei, vou tirar mais fotos e aperfeiçoar o que eu aprendi”, diz a aluna da Escola Municipal Padre Geraldo Montibeller.

Já Ingrid Campi, de 15 anos, sempre gostou de fotografar e pretende seguir carreira. “Foi uma grande conquista e significa muito pra mim. Sobre a foto que tirei, eu quis trazer um pouco do ambiente do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente, onde a foto foi feita, colocando um pouco de natureza e cultura na cena que produzi. A ideia foi dizer que a fotografia também é uma leitura”, explica.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Taikan Yokoyama, o Julio do Yokoyama, participou da entrega dos prêmios e aproveitou para parabenizar os participantes. “A arte da fotografia não é só um click no botão. Tem todo um aparato tecnológico e, principalmente, de criatividade. A oficina ofereceu isso aos alunos, que souberam aproveitar a oportunidade, sentiram a intuição e captaram momentos mágicos”, finalizou.

O concurso

O concurso de fotografia marcou o encerramento das aulas promovidas pela LMX Produções por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC) e em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação.

O produtor de cinema e sócio executivo da LMX, Lion Andreassa, conta que a ideia de promover aulas de fotografia para as crianças surgiu com o objetivo de oferecer uma experiência que ele mesmo só pôde usufruir depois de adulto. “Ver o trabalho concluído traz uma sensação de satisfação. Passamos o conteúdo e ficamos na expectativa de ver o resultado. Quando vimos as fotos, ficamos aliviados e contentes, pois conseguimos atingir o nosso objetivo”, diz.

A ação recebeu o patrocínio das empresas Tower International, Plenitude Design e HRM Caldeiraria Industrial LTDA. (Com informações da Diretoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Arujá)


Comentários no Facebook