Crianças aprendem a cuidar da coluna

Futuros fisioterapeutas mostram aos alunos como funciona a coluna, os riscos do dia a dia, o uso correto de bolsas e mochilas com material escolar e também do celular, além de alterações posturais

O curso de Fisioterapia da Faculdade Piaget de Suzano realizou, nessa semana, atividade inédita com alunos do ensino fundamental de duas escolas do município: universitários ensinaram as crianças a prevenir problemas na coluna que podem ser causados pelo excesso de peso, provocados, por exemplo, pelo uso errado de mochilas, ou mesmo posturas incorretas no dia a dia.

A atividade faz parte do projeto “A educação da saúde também acontece na escola: como cuidar da minha coluna”, da disciplina de Fisioterapia Preventiva, com alunos do sexto semestre do curso, e ocorreu, nesta sexta-feira, na Escola Municipal “Professora Ana Maria Garcia”, no Parque Maria Helena. Na segunda-feira, o projeto foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Luiz Romanato”, na Vila Maluf.

Sob a supervisão de professores, os futuros fisioterapeutas mostraram aos pequenos como funciona a coluna, os riscos do dia a dia, o uso correto de bolsas e mochilas com material escolar e também do celular, além de alterações posturais, entre outros. Os estudantes de Fisioterapia ainda fizeram explanação, promoveram gincana e apresentaram uma breve peça de teatro. Depois, as crianças passaram por avaliação da postura, bem como tiveram as mochilas pesadas.

“O excesso de peso é um dos fatores de problemas de coluna em crianças”, alertou a professora Poliana Lima, coordenadora do curso de Fisioterapia da Piaget. Ela destacou que a prevenção é essencial e as crianças, quando bem orientadas, aprendem e levam as informações para casa, e também colocam em prática hábitos posturais saudáveis durante toda a vida. “Com este projeto, queremos multiplicar conhecimentos e difundir informações na comunidade”, acrescentou a professora. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Piaget Suzano)


Comentários no Facebook