Dia Municipal de Conscientização da Artrite e Artrose em Itaquaquecetuba

O Grupo EncontrAR, promoverá evento, no dia 17 de outubro, alusivo sobre o Dia Municipal de Conscientização sobre a Artrite e Artrose, através de palestras sobre Artrite Reumatoide, Artrose, Lúpus e Direitos do Paciente com Doença Crônica.

A artrite reumatoide atinge cerca de 1,5 milhão de brasileiros, a maioria mulheres entre 30 e 50 anos, a doença se manifesta de forma insidiosa através de dor articular, especialmente nas mãos, punhos, pés, acompanhada de inchaço e rigidez matinal (a pessoa tem dificuldade de se mexer ao acordar), tem como agravante a fadiga, que impacta significantemente a qualidade de vida das pessoas acometidas pela doença, comprometendo a capacidade para o trabalho e trazendo impacto socioeconômico para a família e sociedade, pois a artrite reumatoide é a segunda maior causa de afastamento do trabalho, segundo dados da Previdência Social.

A artrite reumatoide não tratada adequadamente pode em estágios avançados atingir não somente as articulações, podendo acometer o coração e cérebro, a partir do aumento dos índices de Colesterol, tornando os pacientes vulneráveis a outras doenças como o AVC “Acidente Vascular Cerebral” e as Doenças Cardiovasculares. Sendo o diagnóstico precoce e o tratamento correto, fundamentais para garantia da qualidade de vida desses pacientes.

No Brasil o tempo médio de espera pela primeira consulta com um médico reumatologista é de até 5 anos, pensando em atuar melhorando esse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde de Itaquaquecetuba incluiu à especialidade de Reumatologia no Centro de Especialidade no ano de 2012, recebendo o primeiro reumatologista na cidade – o médico concursado Dr. Rodrigo Antunes, que no evento estará palestrando, compartilhando informações e suas experiências para garantias da qualidade de vida do paciente com doença reumática. Serão proferidas palestras sobre os temas:

Artrite Reumatoide – Artrose e Lúpus, pelo médico reumatologista do centro de especialidade municipal e CRE – Dr. Rodrigo Antunes.

Direitos do Paciente Crônico, pela Advogada especialista em direitos da saúde – Dra. Kelly Gasparini.
O Dia Municipal de Conscientização da Artrite e Artrose acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Itaquaquecetuba, e aguarda a aprovação do Projeto e Lei Municipal Nº 101/2015, de autoria da Vereadora Adriana do Hospital que está tramitando na Comissão de Saúde, da Câmara dos Vereadores. Essa ação socioeducativa conta ainda com o apoio da Câmara de Vereadores e do CRE- Centro de Reumatologia e Especialidades.

A participação é gratuita, aberta à pacientes do ambulatório municipal de reumatologia, unidades básicas de saúde, público em geral, estudantes e profissionais da saúde, será fornecido certificado, servido coffe break e material educativo.

Serviço:
Dia Municipal de Conscientização da Artrite e Artrose
Secretaria Municipal de Saúde – Itaquaquecetuba
Quando: 17 de outubro/2015, das 11:30h às 14h
Onde: Secretaria da Saúde – Avenida Emancipação, 125 – Centro – Itaquaquecetuba

Informações: (11) 9.4758.4001 ou (11) 9.8619.9801 / E-mail: encontrar@encontrar.org.br / www.artritereumatoide.blog.br


Comentários no Facebook