Entidades promovem evento para comemorar o Dia Internacional do Voluntário

Segundo pesquisa realizada pela ONU (Organização das Nações Unidas), mais de 1 bilhão de pessoas são voluntárias em todo o mundo, a maioria trabalhando em seus países de origem. Embora o Brasil ocupe a 105ª posição no ranking dos países mais solidários, o país está entre os dez com o maior número de voluntários – cerca de 18 milhões. As informações são do levantamento World Giving Index 2015, realizado em 145 países pelo Instituto Gallup, sob a coordenação da ONG inglesa Charities Aid Foundation.

Com o objetivo de valorizar e motivar o trabalho voluntário, a ONU Brasil, através do programa United Nations Volunteers (UNV), firmou uma parceria com o NAIA (Núcleo Assistencial Irmão Alfredo) e o ATADOS, plataforma social que conecta pessoas e organizações, para promover um evento inédito no país em comemoração ao Dia Internacional do Voluntário (05/12). Sob o mote #Global Applause. Viva os Voluntários, acontece, nos dias 03 e 04 de dezembro, o festival VolunFest que irá reunir 10 ONGs com atuação em diversos segmentos. Nos dois dias, elas terão a oportunidade de apresentar os seus trabalhos por meio de atividades, exposições e palestras. “A ideia é atrair o maior número de participantes para cadastrá-los no Atados e convertê-los, posteriormente, em voluntários”, explica Marcelo Costa, um dos idealizadores do projeto. “A nossa expectativa é reunir mais de duas mil pessoas”, ressalta. Entre as associações assistenciais que participarão da feira estão a Pró-saber, Liga Solidária, Catland, Instituto Pró-Bono, Sementes da Transformação, Abraço Cultural, Pimp My Carroça e Instituto Surya Solidária. O evento também conta com o apoio da STATO, consultoria de movimentação de talentos e da Co_Creators, primeira agência brasileira one stop shop para criadores digitais.

De acordo com Mônica Vilarindo, representante da UNV, “os voluntários são defensores comprometidos em tornar o mundo um lugar melhor. São eles que estão na linha de frente dos desastres naturais, que aproximam as comunidades. O mundo não é apenas mudado por pessoas que compartilham o espírito voluntário, mas por cidadãos que colaboram para o futuro do nosso planeta”, diz. “Por isso, inciativas como essa merecem o nosso apoio, afinal, mais do que celebrarem o Dia Internacional do Voluntário, incentivam a participação de um número cada vez maior de pessoas”, conclui.

Incentivo ao público jovem

Para atrair a atenção do público mais jovem para a importância do trabalho social, Gabi Lopes, uma das mais importantes influenciadoras digitais, com mais de 1,5 milhão de seguidores, foi nomeada embaixadora do evento. “É uma honra poder participar de uma iniciativa tão importante como essa, ao lado de entidades sérias e com propósitos grandiosos”, afirma. “Acredito que a nossa geração tem um papel importantíssimo na manutenção e consolidação de movimentos que visam o bem estar do nosso planeta”, completa Gabi.

Música e diversão

Além da exposição e apresentações dos trabalhos das ONGs, a feira contará com uma programação repleta de atividades com a participação de bandas, sessões de cinema, feira de adoção de cães e gatos, grafite, foodtrucks e recreação infantil. Para chamar a atenção do público para o evento, os organizadores irão promover um “bicicletaço” pelas principais ruas e avenidas da Vila Olímpia e Brooklin.

Confira uma parte da programação:

Sábado
12h – 16h: Revitalização da horta comunitária
12h – 15h: Samba e Chorinho
15h30 – 16h: Apresentação crianças (NAIA)
16h – 17h: Aula de Pilates com o Studio Pro Wellness
17h – 19h: Exibição do documentário “Eu Maior”, iniciativa da Associação DoBem
19h – 22h: Banda A3

Domingo
12h – 17h: Pimp my Carroça (uma carroça será reformada e utilizada para recolher o lixo gerado no evento)
13h30 – 14h: Apresentação idosos (Liga Solidária)
16h – 17h – Caminhada de 3 km pelas praças do bairro da Vila Olímpia com o Studio Pro Wellness
17h – 19h: Exibição do filme “Quem se Importa”, de Mara Mourão
19h – 22h: Banda A3

SERVIÇO:
VolunFest – Festival do Voluntariado
Data: 03 e 04 de dezembro
Local: Rua Ribeiro do Vale, 120 – Brooklin/São Paulo
Horário: das 12h às 22h
Informações: (11) 5533-7922


Comentários no Facebook