Entrevista com o advogado Thiago Carrera Dias

Marcello Barbosa

O Portal Região em Contexto finaliza nesta reportagem o ciclo de entrevistas com os candidatos à Presidente da OAB de Itaquaquecetuba. Entrevistamos o jovem advogado Thiago Carrera Dias, candidato à Presidente pela Chapa 02 “Ordem em Progresso”.

Região em Contexto: O que motivou você a se candidatar a Presidente da OAB?

Thiago Carrera Dias: Principalmente o desrespeito das prerrogativas dos advogados na cidade de Itaquaquecetuba e a omissão da Subseção nos assuntos de alta relevância para a sociedade. A OAB perdeu credibilidade e relevância municipal. Parou no tempo. Deixou de lutar pela instalação de novas varas na cidade e se aproximou demais da política, atando as mãos dos advogados e engessando a atuação social da Subseção. Esse cenário é o que motivou a candidatura.

Região em Contexto: Como você e sua Chapa avaliam a atual Gestão?

Thiago Carrera Dias: A atual gestão claro que tem méritos. No entanto, é omissa em certos pontos cruciais. Onde estava a OAB quando o Rodoanel devastava a vida de milhares de itaquaquecetubenses e pagava indenizações irrisórias? Ou implantava um CEJUSC de forma açodada, tornando secundária a atuação do advogado? Onde estava a OAB quando se discutia a modificação do Plano Diretor da cidade? Onde estava a OAB quando incontáveis advogados tiveram suas prerrogativas feridas em sua atuação profissional? A atual gestão fez a OAB perder a posição de protagonista da agenda da cidade de Itaquaquecetuba.

Região em Contexto: O que tem quer mudado na OAB de Itaquaquecetuba?

Thiago Carrera Dias: A OAB precisa se afastar da política. Assim, conseguiria com independência atuar em favor da sociedade coibindo a omissão de nossos políticos. É necessário o resgate urgente da defesa ferrenha das prerrogativas profissionais, além de contribuir para o aprimoramento técnico do advogado e lutar de forma enérgica pela implantação de novas varas cíveis e criminais na cidade.

Região em Contexto: O atual presidente tinha um compromisso de não disputar a reeleição. Porem decidiu disputar, qual impacto essa decisão teve na Classe de advogados?

Thiago Carrera Dias: A notícia foi péssima, porque um sério compromisso foi desrespeitado. Aqueles que elegeram a atual diretoria no passado se sentiram enganados já que um vínculo de confiança foi quebrado. A oxigenação de gestão em qualquer instância ou instituição é necessária e é praticamente unanimidade entre os advogados da cidade. A decepção foi grande.

Região em Contexto: Qual principal Proposta da sua Chapa para a OAB de Itaquaquecetuba?

Thiago Carrera Dias: Reconduzir a OAB de Itaquaquecetuba à posição de protagonista da agenda cidade, atuar de forma ferrenha na defesa das prerrogativas profissionais e buscar apoio político municipal e estadual para implantar mais varas cíveis e criminais na cidade.

Região em Contexto: Caso seja eleito Presidente, qual será sua primeira ação na Subseção?

Thiago Carrera Dias: A primeira ação imediata seria a criação de um conselho de ex-presidentes, todos com voz, para unir a classe e buscar um fim comum. sempre duas cabeças pensam melhor do que uma. A OAB não merece um gestor absolutista. Assim, com a classe unida, seria mais fácil realizarmos nossos projetos. Em seguida, organizar as comissões e colocar nossa agenda em andamento.

Região em Contexto: Na visão da sua Chapa, qual papel das Comissões na OAB? Caso eleita sua Chapa vai tratar de que forma essa pauta?
Thiago Carrera Dias: Toda boa gestão começa com uma boa formação de equipe. Não é possível centralizar as coisas. As comissões atuais seriam mantidas e seria criada a Comissão do Direito Público. A principal missão seria garantir o funcionamento pleno das comissões.
Região em Contexto: Qual mensagem você deixa para os leitores e advogados da cidade?

Thiago Carrera Dias: Sejam sempre pessoas de palavra. Cumpram suas promessas e correspondam aos anseios do seu próximo com amor. Aos advogados, avaliem as propostas e compromissos das chapas. Conciliem sua razão com seu coração na hora de decidir o voto. A advocacia é uma profissão muito bonita e desafiadora e esse momento de eleição merece muita reflexão de nossa parte. Acima de tudo, queiram ser bem representados, e nunca se esqueçam que nossa cidade é extremamente carente e é nossa obrigação, em virtude da profissão que escolhemos, lutar pelos menos favorecidos.


Comentários no Facebook