Entrevista com o advogado Zenival Alves de Lima

Divulgação

Marcello Barbosa

O Portal Região em Contexto realizou uma entrevista com o advogado Zenival Alves de Lima, candidato à Presidente da OAB de Itaquaquecetuba pela Chapa 01 “A OAB não pode parar”. Zenival concorre à reeleição na OAB da cidade

Região em Contexto: Um de seus compromissos em 2012 era não disputar a reeleição. Qual motivo você teve para decidir disputar a reeleição?

Zenival Alves de Lima: A candidatura não é minha, é de um grupo de advogados que, ao longo desses três anos, nos ajudaram a implementar todo o trabalho desenvolvido na subseção. São colegas que trabalharam durante toda a gestão, presidiram ou integraram comissões, trabalharam muito em prol da advocacia. Portanto, a candidatura é resultado do pedido dos colegas, não projeto pessoal.

Região em Contexto: O que você pontua como diferencial na sua Gestão?

Zenival Alves de Lima: A reativação de todas as comissões e da ESA, bem como, ter possibilitado por meio dos eventos ocorridos, a real integração entre os advogados, e, com isto, o fortalecimento da advocacia de nossa Comarca. Trouxemos palestras todos os meses para a OAB. Foram, em 3 anos, mais de 40 palestras realizadas, sobre os mais diversos temas. E tudo sem custo algum. Hoje, temos um grupo de estudos de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho, todas as quartas feiras, com a participação de mais de 40 inscritos. Nossa gestão foi tão aberta e democrática, que atualmente temos em nossas Comissões, pessoas que foram oposição na última eleição e hoje trabalham conosco. A OAB nunca esteve tão aberta e acessível aos advogados.

Região em Contexto: O que você planeja fazer na próxima Gestão que ainda não foi feito, caso seja reeleito?

Zenival Alves de Lima: Além de dar continuidade a todos os projetos já iniciados, temos alguns outros que não mediremos esforços para colocar em prática, dentre eles, a construção da sede própria, trazer para os advogados de nossa Comarca, cursos de Pós Graduação pela Escola Superior de Advocacia, e, instalarmos em nossa casa uma farmácia da CAASP.

Região em Contexto: Em 2012, uma de suas propostas era firmar convênios com livrarias, academias, clinicas e laboratórios. Isso foi feito? Em uma próxima gestão pretende ampliar?

Zenival Alves de Lima: Sim, temos convênios com academias, Escola de Inglês, Laboratórios, Cartório Mais, Óticas, Linhas de crédito, Clínica Odontológica e etc. E, se eleito, certamente ampliaremos os convênios já existentes.

Região em Contexto: Qual sua principal proposta para a próxima Gestão?

Zenival Alves de Lima: Costumo dizer que a ferramenta do advogado é o saber, e, partindo desta premissa, vejo como sendo a mais importante proposta, a possibilidade de trazer para nossa Comarca além de palestrantes renomados, cursos de Pós-Graduação pela ESA.

Região em Contexto: A OAB-SP lançou uma campanha chamada “Corrupção Não” (http://www.oabsp.org.br/propostas-contra-corrupcao-1), a Subseção de Itaquaquecetuba tem participado desta campanha? Caso você seja eleito, pretende intensificar essa discussão na cidade?

Zenival Alves de Lima: Participamos e sou favorável à aplicação de penas mais severas para crimes desta natureza, haja vista, que autor deste tipo penal é eleito exatamente para zelar pelo patrimônio público, porém, ao invés de fazê-lo, se utiliza do cargo, para enriquecer-se ilicitamente, enquanto grande parte da sociedade vive a beira da miséria.

Região em Contexto: Qual mensagem você deixa para os leitores e advogados da cidade?

Zenival Alves de Lima: Para os leitores, que a OAB é casa cidadã, portanto, nossas portas estarão sempre abertas, em especial, para o esclarecimento de dúvidas voltadas às questões de direito e, para os colegas, que, no dia 18 de novembro, escolham com sabedoria, e, se possível, façam um comparativo entre àqueles quem já estiveram na administração da OAB, e a atual gestão, o que efetivamente foi feito por àqueles e o que foi feito nos últimos três anos.


Comentários no Facebook