Estilos de liderança

Estilos de liderança
Abílio Diniz
Qual o seu estilo de liderar? Uma pesquisa realizada pelo Hay Group – empresa global de consultoria de gestão de negócios – mapeou seis estilos de liderança praticados no mundo e apontou quais as consequências dos comportamentos desses tipos de líderes (leia abaixo).
“O comportamento do líder é o principal fator que influencia o trabalho em equipe. A boa liderança tem o poder de energizar, envolver e motivar o pessoal para entregar os melhores resultados. Por outro lado, uma liderança pobre cria um ambiente desmotivador ao longo do tempo e gera turnover e faltas frequentes”, afirma Glaucy Bocci, gerente e Líder da Prática de Liderança para América Latina do Hay Group.
Veja como se comportam os líderes em cada um dos estilos de liderança:
 
Coercitivo: é o líder que diz à equipe o que fazer. O líder coercitivo é vigilante e tende a criticar o que está sendo feito errado, sem elogiar as iniciativas corretas.
 
Dirigente: é o líder com foco e visão em longo prazo e que garante a motivação de todos. Os líderes dirigentes conquistam as pessoas e criam um clima positivo que motiva cada integrante da equipe a dar o seu melhor.
 
Afetivo: é o líder que se esforça para criar harmonia dentro da equipe, dando mais atenção às pessoas do que às tarefas. O líder afetivo acredita que tratando bem os colaboradores serão recompensados com lealdade e alto desempenho.
 
Democrático: o líder democrático quer obter o melhor de sua equipe com decisões e responsabilidades partilhadas. Para alcançar o compromisso e o consenso, os líderes democráticos envolvem os membros da equipe nos processos decisórios.
 
Modelador: é o líder que acredita que sua forma de realizar o trabalho é sempre a melhor. Por isso, dá instruções detalhadas para ajudar os membros da equipe a realizar tarefas e espera resultados de grande excelência.
 
Treinador: O líder treinador investe tempo para entender os pontos fortes e fracos dos indivíduos e trabalha com eles para alcançar seus objetivos de desenvolvimento pessoal. O estilo se concentra na construção de capacidade a longo prazo, mesmo em detrimento do desempenho de curto prazo.

Comentários no Facebook