Estudante da UNG Campus Itaquaquecetuba recebe Bolsa de Estudos no exterior

Crédito: Ernani Coimbra

Marcello Barbosa

O estudante de Administração Ângelo Vieira Jr. foi contemplado com uma bolsa de estudos do Programa de Bolsa Ibero-Americana Santander . Ângelo é aluno da UNG, Campus Itaquaquecetuba e reside na cidade.

O Programa de Bolsa Ibero-Americana Santander foi lançado em 2011 e tem como objetivo promover o intercâmbio acadêmico anual de estudantes de graduação entre universidades de nove países da região da Ibero-América: Brasil, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Portugal, Porto Rico e Uruguai. Por conta da Parceria entre o Grupo Ser Educacional e o Santander, todas as instituições de ensino superior mantidas pelo grupo podem participar destes programas de intercâmbio.

Além de Ângelo também foi selecionada da UNG para o programa Ibero-Americana e estará indo para o Chile, Patricia Mendes. Da UNG foram selecionados para o Programa de Bolsas Fórmula Santander os alunos Alan Delon e Pamella Sakai. Um outro projeto do Santander Universidades, onde embarcarão para a Argentina.

Leia uma breve entrevista com Ângelo Vieira Jr:

Região em Contexto: Conte um pouco de sua trajetória pessoal.
Ângelo Vieira Jr: Sou natural de Novo Oriente (CE), tenho 19 anos, e vim para Itaquaquecetuba (SP) há três anos, em busca da realização de alguns dos meus sonhos e objetivos. Durante toda a minha infância e adolescência, busquei participar de projetos e atividades, fossem elas sociais, educacionais ou outras. Nunca me contentei em ficar apenas “dentro da sala de aula”, assim muito curioso, busquei explorar, conhecer e entender os ambientes externos. Sou adepto e creio no poder da união, da solidariedade e da coletividade.

Em tudo que participamos podemos aprender algo novo e ensinar, também. Porém, um acontecimento que me marcou e eu posso destacar, foi o momento em que fui Embaixador Municipal do Selo UNICEF na cidade de Novo Oriente (CE), um ato que me incentivou ainda mais e me mostrou que eu estava no caminho certo. Que a realização vinha de dentro, do nosso interior. Que só podemos ser bons profissionais e nos realizarmos, se fomos bons seres humanos, primeiramente. Amo a minha família e meus amigos e tento sempre estabelecer uma boa relação com todos que estão ao meu redor.

Região em Contexto: Qual graduação você cursa e porque a escolheu?
Ângelo Vieira Jr: Estou no 6° semestre do curso de Administração, estudo na Universidade Guarulhos (UNG). Desde pequeno sempre fui apaixonado por comunicação, gestão e tive a oportunidade de desenvolver minha característica de liderança em situações desafiadoras como, por exemplo, Direção Social no ensino fundamental e Presidência no ensino médio em Grêmios Estudantis. Eu nunca tive dúvida do que iria cursar no ensino superior. Sempre fui apaixonado pela tal da “Administração”, onde eu conseguiria desenvolver todas as minhas habilidades de forma conjunta.

Região em Contexto: Você trabalha em que atualmente?
Ângelo Vieira Jr: Atualmente sou um dos integrantes do Programa de Estágio da Cnova – Grupo Pão de Açúcar, uma das maiores empresas de e-commerce do mundo. Atuo no Marketplace da companhia onde tive a oportunidade de aprender muito, pois estamos tratando de um ambiente muito dinâmico e competitivo. Além disso, sou estudante-pesquisador de Gestão de Marketing no Grupo de Pesquisa Estratégia Organizacional (UNG) e desenvolvo projetos individuais relacionados à área de negócios.

Região em Contexto: Como foi o critério para você ganhar essa bolsa de estudos?
Ângelo Vieira Jr: São vários critérios para a seleção dos alunos e ela se dá pela instituição de ensino. A UNG pertence ao grupo Ser Educacional, com instituições de ensino presentes em 12 estados do país, utilizou de critérios como maiores médias globais, análise de currículo vitae e currículo lattes, envolvimento com as atividades acadêmicas, pesquisa e de extensão, recomendação de professores, dentre outros.

Região em Contexto: Qual o seu sonho a curto prazo?
Ângelo Vieira Jr: Meu sonho a curto prazo é agora, de fato, aproveitar ao máximo essa experiência cursando esse período no curso de Engenharia Comercial na Universidad del Desarrollo (Chile), a conclusão da minha graduação em Administração ano que vem e a finalização dos meus projetos de pesquisa e extensão. Claro, continuar ajudando estudantes e universitários com o meu projeto sócio-educacional Programa Incentivar, que leva palestras e oficinas de forma gratuita, visando direcionar carreiras e auxiliando na realização de sonhos, que neste seu 1º ano já beneficiou mais de 1.000 pessoas.

Região em Contexto: Qual o seu grande sonho?
Ângelo Vieira Jr: O meu grande sonho, sonho este que eu estou trabalhando fortemente para, se possível poder realizá-lo, é fazer o meu Mestrado em Marketing e, quem sabe, conseguir fazer também um Doutorado na área de negócios e seguir na minha área de atuação, conciliando o mundo corporativo ao mundo acadêmico (docência). Claro, ao lado da minha família e das pessoas que amo.

Região em Contexto: Qual mensagem você deixa para os leitores?
Ângelo Vieira Jr: Não desistam dos seus sonhos, sejam eles pequenos ou grandes. O tamanho não importa, o que importa mesmo é o tamanho da Fé que existe dentro de cada de um de nós e a nossa força de vontade. Nada, simplesmente nada é impossível quando batalhamos para a sua realização. Sejam positivos, espalhem coisas boas, pois, somente retorna para nós aquilo que plantamos. Foquem no que cada um considera importante, seja algo pessoal ou profissional. Não existe o “certo” ou o “errado” e ninguém conhece mais de nós, do que nós mesmos. Por isso, o nosso presente e o nosso futuro são guiados pelas nossas escolhas e o sucesso para tudo isso, é apenas uma consequência.

 


Comentários no Facebook