Estudantes de Itaquaquecetuba planejam ato para o dia 15 de outubro

Manifestação realizada em São Paulo

Após o anuncio do fechamento de diversas escolas no Estado de São Paulo (Veja a lista aqui), com base no Projeto de Reorganização Escolar do Governador Geraldo Alckmin (PSDB), diversas manifestações estão sendo marcadas nos municípios paulistas.

No dia 06 de outubro os estudantes da E.E. Cícero de Sá Ramalho, uma das escolas que vão fechar em Itaquaquecetuba realizaram uma passeata até a Diretoria Regional de Ensino (Veja matéria aqui) e no dia 08 de outubro os alunos da E.E. Mauricio Alves Brás (Veja aqui) também fizeram uma manifestação contra o fechamento de escolas.

A ANEL (Assembleia Nacional dos Estudantes Livres) e a UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas) estão organizando um Ato Pela Educação para o dia 15 de outubro a partir das 14h00 tendo como ponto de concentração a Praça Padre João Alvares  e os manifestantes seguirão até a Diretoria Regional de Ensino.

Segundo um integrante da ANEL “Será um ato de estudantes, pois estamos indignados com a reorganização na educação, que vai mudar ciclos, fechar escolas em todo estado, fechar o turno noturno e super lotar salas de aulas”.

Um integrante da UMES Itaquaquecetuba afirma que “Vamos discutir essa situação com os grêmios da cidade, em breve convocaremos uma reunião geral com eles.”

No começo do ano antes do anuncio da “reorganização escolar”, o Governo do Estado de São Paulo havia fechado cerca de 60 salas de aula na cidade, de acordo com a APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo).

Veja também:

Carta Aberta de professores municipais questiona Prefeito Mamoru

EDIÇÃO DE TEXTO A PARTIR DAQUI:

NOTA: Curiosamente na tarde desta terça-feira (13/10) um integrante da UMES de Itaquaquecetuba entrou em contato com a Redação do Portal exigindo que fosse retirada a menção da UMES Itaquaquecetuba dentro da matéria. Este integrante esqueceu que vivemos em um país democrático, onde o Art. 5º da Constituição Federal diz que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:” e seu inciso XIV destaca que “e assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;”. Mesmo assim o integrante desta entidade reiterou inclusive a punição do jornalista com base no ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) e Código Penal.

A função do Portal Região em Contexto é ser um veículo de comunicação informativo e isento e não toleramos ameaças como esta, repudiamos veementemente esse tipo de ação.

E referente à participação da UMES da cidade neste ato, documentamos toda a divulgação deste evento sendo feita pela entidade e seus representantes, ou seja não faltamos com a verdade. Caso a Entidade ou seus representantes tenham desistido do Ato, cabe a eles se pronunciarem formalmente e apontar os motivo da da mudança. Ressaltamos que prezamos pelo livre acesso à informação, independência da imprensa, fortalecimento da democracia e respeito à Constituição Federal.

Neste Link (aqui) pode ser encontrado o evento. Que já foi devidamente registrado e documentado. e abaixo está o convite que circulou nas redes sociais.

Contra fatos não há argumentos!

12118976_508749265959098_6489435253460639838_n

NOTA ENVIADA PELA UMES ITAQUAQUECETUBA (ÍNTEGRA):

UMES ITAQUAQUECETUBA SE RETIRA DO ATO DO DIA 15 UMA VEZ QUE VAMOS TER UM ENCONTRO COM OS GRÊMIOS DE ITAQUA E POA NOS DIAS 22 E 23 DE OUTUBRO E POR ESTE MOTIVO NÃO ACHAMOS NECESSÁRIO A IDA ATÉ A DIRETORIA DE ENSINO UMA VEZ QUE NÃO DISCUTIMOS COM OS GRÊMIOS TIRAMOS O NOSSO TIME DE CAMPO E CONVIDAMOS A TODOS PARA O ENCONTRO DE GRÊMIOS QUE SERÁ NO DIA 23 EM ITAQUA QUE SERÁ AS 09:00 DA MANHÃ NA D.E EM POA DIA 23 AS 9:00 DA MANHÃ LOCAL A DEFINIR CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS.

 

 


Comentários no Facebook