Exposição “O Mundo Mágico de Mago” volta a Suzano

A Exposição “O Mundo Mágico de Mago” volta ao Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi e fica em exibição até 29 de fevereiro. A mostra põe novamente em evidência o domínio das técnicas do desenho artístico, a perspicácia, humor e muita criatividade do artista plástico ferrazense Márcio Donizete Pires, que assina seus trabalhos com o pseudônimo Mago.
 
“O Mundo Mágico de Mago” reúne 38 obras no tamanho A3, entre caricaturas e charges. O conjunto revela o ponto de vista que tem de acontecimentos e assuntos do dia a dia e que permeia toda a carreira do artista desde o seu início, e que aparece nas caricaturas como o modo de ver as celebridades que povoam o cotidiano das pessoas.
 
Entre os caricaturados estão personagens famosos da TV, da política, das artes, entre outras áreas da atividade humana, como Faustão, Hebe Camargo, Barak Obama, Fernando Henrique Cardoso, Roberto Carlos, entre outros. Os acontecimentos e as notícias da atualidade são fontes de inspiração para os temas das charges com críticas afiadas e sátiras divertidas e implacáveis.
 
A bem humorada exposição favorece o observador, que, além de se divertir, pode apreciar o traço peculiar do artista, que aplica com pessoalidade o grafite, o gauche, o pastel e o lápis dermatológico, entre outras técnicas.
 
A iniciativa faz parte da agenda de exposições da Secretaria Municipal de Cultura. A Exposição já foi mostrada em outubro, no Centro Cultural Colorado “Monteiro Lobato”, e na Biblioteca Pública Municipal, em novembro, do ano passado, lugares onde despertou muito interesse.
 
A visitação é gratuita e pode ser feita de 2ª a 6ª feira, das 8 às 17 horas, na rua Benjamin Constant, 682, centro.
 
O artista
Marcio Donizete Pires, o Mago, nascido, em 1965, é morador da cidade de Ferraz de Vasconcelos, formou-se em Desenho Artístico e Publicidade pela Escola “Victor Wuo” Arte e Ensino de Mogi das Cruzes, em 1990. Atualmente é professor de desenho artístico, caricatura e “stencil” arte do programa da Escola da Família, na sua cidade natal, na Escola Estadual de Primeiro Grau “Ignês Correa Allen”.
 
“Passar todo meu conhecimento com relação a esta arte é meu principal objetivo, pois muitos jovens, adultos e crianças, talvez nunca tenham tido a oportunidade de estarem dentro de uma sala de aula e aprender realmente o que é desenhar. Estar em contato direto com o lápis e o papel e é aí que se encontra a magia do desenho artístico”, revela.
 
Mago faz workshops e palestras, idealiza e organiza mostras, festivais e eventos da arte do desenho de humor, principalmente em Ferraz de Vasconcelos. Fez várias exposições individuais, possui trabalhos no Museu Metropolitano de Nova Iorque sobre o tema “Índios Brasileiros” e participa do Salão Internacional de Humor de Piracicaba desde 1998. Desenhista premiado em salões de humor recebeu Menção Honrosa como representante de sua cidade na Fase Regional da Grande São Paulo do Mapa Cultural Paulista 2003/2004. (Com informações da SECOI – Suzano)

Comentários no Facebook