Guararema inaugurou passeio de Locomotiva

Guararema inaugurou nesta sexta-feira (16/10) os passeios culturais de locomotiva. A locomotiva 353, que fará o transporte dos passageiros, é a maior movida a vapor em funcionamento no Brasil. A inauguração e a 1ª viagem de partida foi fechada para autoridades públicas. O ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues compareceu.

O projeto foi idealizado e realizado pela Prefeitura, órgãos públicos federais, iniciativa privada e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), e levou ao restauro da locomotiva 353, à revitalização das Estações Ferroviárias do Centro e de Luís Carlos, à reconstrução da via férrea no trecho do passeio e à reconquista do transporte ferroviário de passageiros de Guararema.

Com itinerário entre a estação Central e a estação de Luís Carlos, em um trecho de aproximadamente sete quilômetros, segundo a Prefeitura, o passeio cultural vai promover uma verdadeira volta ao passado e será utilizado como um projeto piloto para outros municípios que tenham viabilidade técnica para implantar o passeio.

De acordo com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), a previsão é que os passeios sejam realizados a partir do dia 24 de outubro, às sextas, sábados, domingos, feriados e pontes de feriado. São programadas duas partidas por dia, às 10h, retornando às 12h30 e outra largada às 15h, chegando às 17h30.

O valor do ingresso é de R$ 50,00. Crianças de até cinco anos não pagam, desde que viagem no colo. A compra pode ser realizada na Vila de São Carlos. Além disso, haverá um dia na semana dedicado ao passeio gratuito às escolas municipal e estadual, participantes de programas sociais, melhoridade e entre outros grupos do município.

A Locomotiva 353 foi fabricada nos EUA em 1927 e  restaurada para rodar em Guararema, a Maria-Fumaça 353 tem 19,5 metros de comprimento, com três de largura e quatro e meio de altura. Os três carros de passageiros são típicos da década de 30, e comportam no total 142 passageiros. A locomotiva 353 tem o peso total de 100,48 toneladas, e alcança a velocidade máxima de 110 km/h.


Comentários no Facebook