IFSP oferece 240 vagas para cursos técnicos gratuitos na região do Alto Tietê

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo oferece 240 vagas para cursos técnicos gratuitos nas cidades de Itaquaquecetuba e de Suzano para o primeiro semestre de 2017. No total, são ofertadas 5.500 vagas em 35 cidades do estado de São Paulo. As inscrições devem ser realizadas até 10 de novembro. A prova será realizada em 4 de dezembro, às 13h.

No Câmpus Itaquaquecetuba, são oferecidas 80 vagas para o curso Técnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio. São 40 vagas para o turno da manhã e 40 vagas para o turno da tarde. O Técnico Integrado em Mecânica tem a duração de três anos.

No Câmpus Suzano, são oferecidas 160 vagas, sendo 80 vagas para os cursos técnicos em Automação Industrial e em Química integrados ao Ensino Médio, ambos no turno da manhã, com duração de três anos, e 80 vagas para os cursos técnicos em Administração e em Automação Industrial na modalidade concomitante ou subsequente ao Ensino Médio, ambos no turno da tarde. A duração do curso de Administração é de três semestres, enquanto do curso de Automação Industrial é de quatro semestres.

São três as modalidades de cursos técnicos. Nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, o aluno cursa o ensino médio e o ensino técnico no IFSP. Para essa opção, é necessário que o estudante tenha concluído o ensino fundamental. Os cursos técnicos concomitantes ao ensino médio e os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico no Instituto Federal. Para cursar a modalidade concomitante, o aluno deve, obrigatoriamente, estar matriculado no ensino médio. Já na opção subsequente, o estudante deve ter concluído o ensino médio. Dessa forma, o IFSP atende aos interessados em obter uma formação técnica em todas as idades.

O candidato deverá optar por um único curso, já que as provas serão realizadas no mesmo dia e horário. A prova terá duração de quatro horas e será realizada no dia 4 de dezembro, às 13h, no mesmo município onde se localiza o curso escolhido pelo candidato.

As inscrições devem ser realizadas até 10 de novembro exclusivamente no endereço eletrônicowww.cetroconcursos.org.br/ifsp. O valor da taxa de inscrição é de R$ 20. A inscrição somente será efetivada após o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU).

Os estudantes em situação de vulnerabilidade social podem solicitar a isenção do pagamento do valor da inscrição até o dia 21 de outubro. Para saber como, acesse www.cetroconcursos.org.br/ifsp.

Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis em ifsp.edu.br/processoseletivo e em www.cetroconcursos.org.br. As dúvidas poderão ser sanadas pelo e-mail sac@cetroconcursos.org.br ou pelo telefone (11) 3146-2777, de segunda a sexta-feira.

campus

Mais cidades

O IFSP oferece 5.500 vagas para cursos técnicos gratuitos no primeiro semestre de 2017 em 35 cidades do estado de São Paulo: Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Ilha Solteira, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano, Tupã e Votuporanga.

Veja a lista completa de cursos e cidades em www.cetroconcursos.org.br/ifsp.

O IFSP

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação. Está presente em 37 cidades do estado com objetivo de oferecer educação profissional e tecnológica em todos os níveis, a fim de contribuir para a inserção social, a formação integradora e a produção do conhecimento.

Hoje, cerca de 37 mil alunos estão matriculados nos cursos técnicos presenciais e a distância, superiores, de pós-graduação e de formação inicial e continuada (FIC).

Uma das grandes preocupações do IFSP é garantir a constante atualização dos mais de 4.200 servidores, dos currículos e dos ambientes educacionais, para que proporcionem aos alunos uma formação diferenciada, fazendo com que sejam reconhecidos pelo mercado de trabalho e pela sociedade.

A educação profissional proporciona aos estudantes a entrada ou recolocação no mercado de trabalho logo no início dos cursos, o que provoca uma ascensão social na família do aluno, resultando num estímulo para a continuidade dos estudos.

Assim, os alunos trabalharão para o desenvolvimento da cultura, do empreendedorismo e cooperativismo, e no desenvolvimento socioeconômico da região de influência de cada câmpus, da pesquisa aplicada destinada à elevação do potencial das atividades produtivas locais e da democratização do conhecimento à comunidade em todas as suas representações.

Saiba mais sobre o IFSP em www.ifsp.edu.br.

*Com informações da Assessoria de Comunicação IFSP


Comentários no Facebook