Instituto Abaré Socioambiental completa cinco anos no Alto Tietê

O Instituto Abaré Sociambiental, associação sem fins lucrativos com sede em Itaquaquecetuba, acaba de completar cinco anos. Desde dezembro de 2010, o instituto desenvolve ações de responsabilidade socioambiental para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida da população que vive no entorno das doze empresas fundadoras e mantenedoras, entre elas, Itaquareia, Ibiaçu, Itacomix e CEOS, localizadas em Itaquá, Suzano e Mogi das Cruzes.
Nestes cinco anos, já passaram pelo Abaré mais de 800 pessoas (entre crianças, adolescentes e adultos) nas oficinas de fotografia, desenho, artesanato e dança, realizadas por meio do programa Abaré Ensina. Foram feitos mais de 14 mil atendimentos pelo Abaré em Ação, programa que oferece um dia de atividades gratuitas nas áreas de saúde, educação ambiental, cultural e lazer, além da prestação de serviços essenciais como a emissão de cédula de identidade, corte de cabelo, entre outros. Já pelo programa Abaré Conheça, as empresas receberam mais de 2,5 mil pessoas (entre crianças, adolescentes e adultos) para conhecerem as respectivas instalações e processos.
Todas as iniciativas são custeadas pelas empresas mantenedoras, que pertencem ao do ramo de mineração de agregados (areia e pedra britada), administração de loteamentos, serviços de concretagem, produção de argamassa e massa asfáltica. Geograficamente, estão situadas na Região Metropolitana de São Paulo (Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Suzano, Caieiras, Santa Isabel, Caieiras e Mauá) e no interior, em Bofete. As ações são desenvolvidas com a comunidade do entorno de cada uma delas.
No total, o Instituto mantém sete programas com cunho social, educacional e ambiental: “Abaré Sustentável”, “Abaré Ensina”, “Abaré em Ação”, “Conheça”, “Abaré Solidário”, “Abaré para todos” e “Abaré Colaboradores”.
Entre as atividades realizadas ao longo dos cinco anos, estão campanhas de coleta e destinação adequada de óleo de cozinha saturado, pilhas e baterias, plantio de mudas de árvores nativas em áreas de recuperação ambiental, caminhada ecológica para alertar público sobre questões ambientais entre outras. Além disso, foram já promovidas diversas oficinas envolvendo artesanato, danças, desenho e de fotografia. Neste período também já foram arrecadados alimentos e agasalhos por meio de eventos de cunho social, de lazer e de orientação jurídica e de saúde.
Para aproximar a comunidade – inclusive a acadêmica e de trabalhadores do ramo – das empresas responsáveis pela manutenção do instituto, o Abaré realiza visitas monitoradas às empresas mantenedoras, de modo a demonstrar a importância das atividades desenvolvidas por elas e o trabalho que promovem com foco na responsabilidade socioambiental.
INSTITUTO
O Instituto Abaré Socioambiental foi fundado em 16 de dezembro de 2010 pelas empresas Areia Nova, CEOS, Comercial Ibiaçu, Extração Cachoeira, Itacomix, Itaquareia, Mineradora Pedrix, Pedrix Pavimentação, Realmix, Sargon, Sargon Asfaltos e Ultramassa. Estas empresas se uniram para criar um instituto responsável por consolidar as ações de responsabilidade socioambiental – já desenvolvidas de maneira independente – e contribuir com as empresas mantenedoras na conquista da licença social, promovendo a conscientização socioambiental de seus colaboradores e da comunidade.
 
Mais informações no site www.abare.org.br. Acesse ainda a página no Facebook, www.facebook.com/abare.socioambiental. (Com informações da Linha Fina Assessoria de Comunicação)

Comentários no Facebook