Itaquaquecetuba é uma das 10 cidades que mais reduziram crimes

De janeiro a setembro, a cidade registrou 54 casos de homicídios. No mesmo período desse ano, foram 41 casos.

O número de homicídios dolosos (com intenção de matar), solucionados em Itaquaquecetuba até o mês de novembro de 2014 foi de 40%. Nos casos dos latrocínios (roubo seguido de morte) a porcentagem de solução chega a 62,5%. Esses números inseriram a cidade entre os dez municípios paulistas que mais reduziram os índices de violência.

Eduardo Boigues ItaquaquecetubaConsiderando o mês de setembro, a queda foi maior. Em 2013, foram 12 mortes desse tipo contra cinco neste ano. Os números registrados em Itaquá foram reconhecidos pelo Governo do São Paulo que premiará o delegado do setor de Homicídios da cidade, Eduardo Boigues, e sua equipe, formada por dois escrivães e cinco investigadores. Cada um receberá uma bonificação de R$ 1.500 pela redução dos números e mais R$ 3.500 pela redução dos índices.

De acordo com Eduardo Boigues “O resultado se deve trabalho de prevenção e repressão muito forte, porque o trabalho ostensivo e preventivo elimina a criminalidade, ou seja, elimina a sensação de impunidade. Quando a sociedade observa que alguém que pratica qualquer tipo de crime vai preso, isso ajuda a impedir que outras pessoas entrem nesses caminhos errados”.

Segundo o Delegado, os resultados devem exaltados, porque Itaquaquecetuba apresenta uma série de deficiências nos equipamentos públicos: “Em locais onde a população é socioeconomicamente desfavorecida e que as vezes apresenta um grau de instrução baixo, a estrutura que o Estado as vezes não oferece ou deixa a desejar faz com que o estado paralelo se fortifique”.

Eduardo comenta que, “as pessoas que tem liderança como o major Caldeira (comandante da Polícia Militar) e outras que ainda conseguem incentivar sua equipe são muito importantes para esses números positivos também. É sempre importante ressaltar o trabalho da Polícia Militar nesses números.”


Comentários no Facebook