Itaquaquecetuba terá mais de 100 pontos de vacinação contra raiva

Foto: Antônio Márcio

A Campanha de Vacinação contra a raiva terá início no dia 15 de agosto em Itaquaquecetuba. A expectativa é imunizar cerca de 50 mil animais entre cães e gatos do município. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde está neste momento organizando as equipes e capacitando os profissionais que devem atuar em quase 100 postos de imunização que serão colocados à disposição da população do município.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a cidade terá 18 postos fixos próximos às unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), bem como o próprio Parque Ecológico Municipal “Mário do Canto” – onde também deve acontecer o dia D da campanha, em 20 de agosto.

Além disso, haverá cerca de 80 postos volantes espalhados pelo município. Entre eles, supermercados e espaços de grande circulação de pessoas.

A recomendação da Secretaria de Saúde é imunizar cães e gatos a partir de três meses de idade. Vale destacar que animais doentes, altamente parasitados ou subnutridos não devem ser vacinados.

Veterinários do município ressaltam que em alguns animais podem aparecer um pequeno nódulo no local em que é feita a aplicação da vacina, no entanto, não é necessário que os criadores do bichinho se preocupem, uma vez que geralmente esse nódulo desaparece em alguns dias.

Vale destacar que a vacinação antirrábica é importante, uma vez que continua sendo uma das principais ações de controle de raiva em áreas urbanas. (Com informações da Assessoria de Imprensa da PMI)


Comentários no Facebook