Itaquaquecetuba dá início às ações do “Novembro Azul”

Divulgação

Depois de promover o “Outubro Rosa”, período dedicado à conscientização da mulher no combate e prevenção ao câncer de mama, a Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba (por meio da Secretaria de Saúde) dá início a campanha “Novembro Azul”, com objetivo de alertar os homens e combater o câncer de próstata, incentivando assim o público masculino a realizar o exame.

Durante todo o mês, os exames preventivos voltados à saúde do homem serão intensificados nas 17 Unidades Básicas de Saúde do município, que atendem das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Nos dias 23 e 27 (das 5h às 7h), a Secretaria de Saúde também fará ações nas três estações de trem do município com objetivo de levar abordar os homens que estão a caminho do trabalho e orientá-los sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para o tratamento da doença.

Ainda no dia 27, a pasta irá promover com apoio das demais secretarias municipais uma ação social na Praça Padre João Álvares para marcar o “Novembro Azul” e o “Dia Municipal de Combate ao Diabetes” (Lei Municipal). Na oportunidade serão ofertados diversos serviços de forma gratuita. Entre eles: coleta de exame PSA (próstata), medição de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, palestras de orientação, entre outras atividades.

Em 2014 o município registrou 40 casos de câncer próstata. Até agosto desse ano 36 homens haviam diagnosticado a doença. (Com informações da Assessoria de Imprensa da PMI)


Comentários no Facebook