Jovens do Jardim Santa Teresa participam de plenária do Plano Municipal da Juventude

A Escola Estadual Historiador Isaac Grinberg, no Jardim Santa Teresa, recebeu, na manhã desta segunda-feira (21/09), a plenária para a construção do Plano Diretor Municipal da Juventude. Cerca de 350 alunos participaram do encontro, organizado pelo Conselho Municipal da Juventude com apoio da Diretoria Regional de Ensino – Região Mogi das Cruzes e da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Esta é a 34ª escola visitada pelo grupo, que está coletando as propostas e sugestões dos jovens da cidade.

Mogi das Cruzes é a pioneira na região na construção do Plano Municipal da Juventude. “É a primeira cidade do Alto Tietê que está se organizando e construindo o Plano e não faria sentido esse trabalho sem a participação dos jovens, não só dos 28 conselheiros do Conselho Municipal da Juventude. Juntos, vamos chegar ao que juventude quer em políticas públicas neste momento”, disse Alessandra Monteiro, presidente do Conselho Municipal da Juventude, criado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em março deste ano.

Marcelo Espírito Santo Alves, aluno do 3º ano do ensino médio e presidente do Grêmio Estudantil da unidade escolar, destacou a importância de reunir as propostas dos alunos. “É muito interessante ouvir os alunos, são os que interagem mais e utilizam mais o transporte público, por exemplo. Conversamos com os coordenadores de sala e as principais sugestões são quanto ao transporte público, saneamento básico, cidadania e cultura”, disse.

Os jovens acompanharam a apresentação dos MCs pela Educação, do Instituto Gerando Falcões, que trazem, além do som voltado para o incentivo à educação, a história de vida e de superação dos integrantes do grupo. Participaram da plenária, conselheiros do Conselho Municipal da Juventude, a dirigente regional de ensino, Rosania Morroni, a supervisora de ensino Denise Morais dos Santos e o diretor do Núcleo Pedagógico da Diretoria, Mickael Nunes dos Santos.

O Plano Diretor Municipal da Juventude deverá ser apresentado no início de dezembro durante o 1º Encontro Mogiano da Juventude, que acontecerá Centro Cívico. A escola que tiver encaminhando mais sugestões terá escolhido entre seus membros o primeiro Prefeito Jovem da cidade. (KCB)


Comentários no Facebook