Jovens se formam em curso voltado para a agricultura em Santa Isabel

“Tudo que eu aprendi aqui pretendo levar para toda a minha vida. Antes eu não sabia nem pegar em uma enxada, apesar de morar em uma área rural. Esse curso foi uma experiência muito legal”. Estas são as palavras de Natália Rocha Silva, formanda da turma dos “Jovens Agricultores do Futuro”, projeto apoiado pela Prefeitura de Santa Isabel que tem o objetivo de desenvolver competências técnicas básicas, gerais e de empreendedorismo relacionados a empresas rurais.

Na noite da última quinta-feira, 05/11, uma turma composta por 19 adolescentes com idades entre 14 e 17 anos, residentes na zona rural de Santa Isabel, se formou no curso voltado para a agricultura e qualificação do agronegócio. O evento celebrou a entrega dos certificados e ocorreu na sede do sindicato rural de Jacareí.

Na ocasião, além da turma isabelense, alunos de Igaratá e Jacareí também se formaram na cerimônia que foi marcada por muita emoção. Beatriz Cássia Dias Pereira, instrutora do grupo de Santa Isabel, se emociona ao falar sobre a satisfação de ter tido a oportunidade de atuar e lecionar no projeto: “Essa foi uma turma excelente, o curso é nota mil e trouxe engrandecimento para todos nós. Eu deixei para o grupo um pouquinho de mim, mas estou levando muito deles”, diz a professora.

Já a mãe da aluna Sharon Venâncio acredita que a formação da filha irá acrescentar muito em seu crescimento pessoal: “Sempre incentivo ela a estudar e o curso vai acrescentar muita coisa boa na vida da minha filha. Espero que ela leve adiante e que isso dê muitos frutos. Conhecimento não ocupa espaço e quanto mais ela aprender, melhor”, diz, Maria Claudete Venâncio.

Durante a cerimônia que marcou a formatura, os alunos impecavelmente vestidos em trajes sociais, demonstravam contentamento com a conquista. Sob o olhar orgulhoso da mãe, uma das alunas relata a emoção em receber o certificado: “Eu nunca havia me formado antes, este é meu primeiro diploma e estou muito feliz. Ainda pretendo me especializar mais na agricultura.”, diz Sharon Venâncio.

O prefeito, Pe. Gabriel Bina acompanhou a formatura, ao lado do secretário de Cultura, Josué Ferreira, e falou sobre o carinho com que foi recebido todas as vezes que esteve com a turma e das ações voltadas à agricultura: “Acho que estava faltando apoio à questão rural, estamos trabalhando para salvar a Casa da Agricultura, destacamos um técnico agrícola para acompanhar o trabalho, além de um veterinário para acompanhar os trabalhos voltados a zona rural, entre outras funções.

O projeto “Jovens Agricultores do Futuro”, promovido pelo Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR) e pelo Sindicato Rural de Jacareí, e com apoio da Prefeitura de Santa Isabel, que por meio das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Pecuário e Turismo, colabora com a iniciativa, tem o objetivo tem como objetivo desenvolver competências técnicas básicas, gerais e de empreendedorismo relacionados a empresas rurais.

Jovens Agricultores encontram vocação profissional no curso

Além de capacitar os jovens para o trabalho no campo, o curso “Jovens Agricultores do Futuro”, também cumpriu a missão de estimular os adolescentes a se profissionalizarem e atuarem profissionalmente no meio rural. É o caso de Marisa Cunha, que morava em São Paulo e se mudou há pouco tempo para o bairro Varadouro, zona rural de Santa Isabel. Quando ingressou no curso, não tinha pretensão de se tornar uma profissional que iria atuar na agricultura, mas quando começou a vivenciar a rotina do campo, percebeu que sua vocação profissional estava nesse ramo. A jovem conta que quando mudou para Santa Isabel, não sabia nada a respeito da terra: “Eu nem gostava disso para ser sincera, aí eu entrei no curso e hoje tenho uma base muito melhor. Depois que eu entrei no curso tomei a decisão de fazer faculdade de veterinária, passei em três vestibulares e começo meus estudos no início do ano que vem”, conta animada. (Com informações da Assessoria de Imprensa de Santa Isabel)


Comentários no Facebook