Manutenção Escolar instala sistema de reaproveitamento da água da chuva em Suzano

A estimativa é de que o consumo de água no departamento seja reduzido em aproximadamente 40% com a adoção dessa medida

As ações de conscientização da Prefeitura de Suzano para combater o desperdício de água foram reforçadas com mais uma iniciativa do Setor de Transporte e Manutenção Escolar. O departamento, que funciona na Vila Maria de Maggi, conta agora com um sistema de reaproveitamento da água da chuva para lavagem dos veículos da Educação.De acordo com a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, responsável pelo setor, a frota da Educação conta atualmente com 72 veículos (entre ônibus e carros), que são lavados em média uma vez por semana. Como a ligação da cisterna foi feita recentemente, o departamento deve divulgar um balanço no próximo mês. A estimativa é de que o consumo seja reduzido em aproximadamente 40%.

O sistema capta água de dois telhados e conta com duas bombas. Até o mês de agosto os serviços de limpeza da frota não eram realizados no departamento e a média de consumo era de 53 m³. Contudo, as lavagens passaram a ser feitas no local e houve um aumento significativo (cerca de 100 m³, ou seja, mais de 50%) foi registrado.Antes da instalação da cisterna, a equipe de manutenção, que também idealizou e atua na Operação Caça Vazamento – responsável pela economia de 15.680 m³ de água somente no primeiro semestre deste ano nas escolas da rede municipal, verificou todo o sistema hidráulico do prédio para garantir que não havia problema. Após essa averiguação, ficou confirmado que a elevação do consumo se deu exclusivamente por conta da limpeza dos veículos e o Setor rapidamente definiu uma estratégia para normalizar o gasto de água.

Segundo o Departamento, já está sendo estudada a possibilidade de utilização desse mesmo sistema na descarga dos sanitários.

Mais ações
Além do Programa Combate ao Desperdício de Água, que engloba ações de conscientização nas unidades de ensino da rede municipal e ainda a Operação Caça Vazamento, atualmente a Prefeitura de Suzano promove também a “Campanha Consumo Consciente”. Realizada em todas as repartições públicas, a iniciativa visa economizar 20% nos gastos com água, luz, telefone e material de consumo, colaborando para o equilíbrio financeiro e sustentável. A ação envolve todos os servidores, que já estão adotando pequenas medidas, como a reutilização de folhas, troca de copos descartáveis por canecas/copos duráveis, entre muitas outras. (Com informações da SECOI – Suzano)


Comentários no Facebook