Mogi das Cruzes sedia 7º Festival Gastronômico do Cambuci

Rota do Cambuci
Evento acontece neste final de semana com várias atividades para os visitantes
Mogi das Cruzes sediará a 7ª edição do Festival Gastronômico do Cambuci. O evento que já é tradicional acontece neste final de semana em Sabaúna, na Estação Ferroviária, localizada na Rua Francisco Rodrigues Mathias. A entrada é gratuita e oferece várias atividades para os visitantes no sábado das 9 às 18h no sábado e das 9 às 16h no domingo. Haverá venda de produtos artesanais produzidos com o Cambuci e de mudas nativas da Mata Atlântica, exposição de artes e apresentações culturais.
Turismo na região
Além do festival, no sábado (13) será realizado um tour pela Rota do Cambuci na cidade com o Trem Expresso Turístico. O pacote inclui viagem de São Paulo à Mogi das Cruzes no trem turístico e, em um microonibus, visitas a uma propriedade rural produtora de Cambuci, ao Festival e ao Museu Ferroviário de Sabaúna. Para participar desse tour é preciso embarcar no trem na Estação da Luz, em São Paulo. O passeio acontece das 8h30 às 18h15 e custa R$ 95 por pessoa. Os interessados em participar podem obter mais informações pelo telefone (11) 3654-2689.
Organização
A atividade é uma iniciativa do Instituto Auá para aproximar as pessoas da causa da Rota do Cambuci, que há anos promove os Festivais Gastronômicos do Cambuci, como momentos especiais de resgate cultural, histórico e gastronômico. É também uma das ações que integram o ano de eventos em comemoração aos 20 anos do Instituto Auá – ONG pioneira da educação e conservação ambiental como desenvolvimento local do Cinturão Verde de São Paulo
Mogi é um dos mais importantes produtores de Cambuci do Cinturão Verde, onde cresce a cada ano o potencial para cultivo, comercialização e uso do fruto, sempre relacionado a recuperação e conservação da Mata Atlântica.
“O interesse do público nos produtos derivados do fruto, como geleias, cachaças, compotas, antepastos, entre outros, é também crescente e o Festival tem feito muitas pessoas conhecerem o valor do Cambuci e estimularem outros a provarem. O que permite aos produtores aumentarem o cultivo e também a fabricação de produtos naturais que garantem a renda de muitas famílias e a fixação do produtor no campo”, explica o presidente do Instituto AuÁ, Gabriel Menezes.
Além de Mogi das Cruzes, fazem parte da Rota do Cambuci as cidades de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Salesópolis, Caraguatatuba, São Lourenço da Serra, Paraibuna, Bertioga, São Paulo e Santo André (Paranapiacaba).
Programação do Trem Expresso Especial do Cambuci
– 8h30 – Partida do Expresso Turístico da Estação da Luz
– 10h15 – Chegada na Estação Estudantes – Mogi das Cruzes
– 10h15 – Saída do Micro-onibus da Estação Estudantes
– 11h15 às 12h30 – Visita à propriedade rural produtora de Cambuci
– 13h às 15h30 – Visita ao Festival Gastronômico do Cambuci na Estação Sabaúna, incluindo visita ao Museu Ferroviário de Sabaúna
– 15h30 – Saída do Micro-ônibus com destino à Estação Estudantes
– 16h30 – Saída do Expresso Turístico da Estação Estudantes
– 18h15 – Chegada à Estação da Luz

Comentários no Facebook