“Mundo Jurássico” está de volta ao Mogi Shopping até o dia 07 de maio

Os dinossauros estão de volta ao Mogi Shopping. No período de 02 de abril a 07 de maio, o centro de compras recebe a Exposição “Mundo Jurássico”, composta por dinossauros em tamanho real, com som e movimento, de forma que eles parecem estar vivos em seu habitat natural. Essa é a segunda vez que o Mogi Shopping realiza a mostra, mas agora novas espécies vão fazer parte da atração, que terá ainda outra novidade: pela primeira vez um shopping vai utilizar a “realidade aumentada” para que o público possa interagir as réplicas de dinossauros.
 
O encantamento em torno das feras jurássicas, que fez sucesso entre o público do Mogi Shopping em 2014, chega agora com uma tecnologia ainda mais surpreendente, segundo a gerente de Marketing, Andrea Franco. “Essa edição do ‘Mundo Jurássico’ traz o que há de mais moderno tanto nas réplicas dos dinossauros quanto no aplicativo que será disponibilizado para nossos frequentadores interagirem com os animais pré-históricos”, diz ela.
 
Disponível para smartphones com os sistemas Android e IOS, o APP vai permitir que – além das réplicas – dinossauros animados, em 3D, apareçam espalhados pelo Mogi Shopping. É o que explica Marcelo Rodino, da empresa Flex Interativa, responsável pela tecnologia que vai ser utilizada pela primeira vez em um shopping no Brasil. “Quem baixar o aplicativo, vai apontar para os painéis que estarão em vários pontos do shopping, e um dinossauro virtual vai aparecer ao lado da pessoa, no cenário”, revela Rodino.
 
Ele explica que os banners com figuras dos animais jurássicos vão funcionar como um “QR code”, que faz a leitura da imagem e a reproduz em 3D. “Dessa forma, vai ser possível fazer um dinossauro aparecer ao seu lado seja no corredor, na Praça de Alimentação enquanto você faz um lanche, enfim, em qualquer lugar onde o consumidor encontrar o banner do ‘Mundo Jurássico’, salienta o responsável pela Flex Interativa, acrescentando que será possível tirar fotos com esses dinossauros e compartilhar nas redes sociais. “É uma experiência virtual e interativa única”, garante.
 
As réplicas
O processo de fabricação dos robôs da exposição “Mundo Jurássico” foi desenvolvido por um grupo de engenheiros e está em contínua revisão para incorporar os avanços tecnológicos que surgem a todo o momento. A parte científica/educativa ficou a cargo de um grupo de paleontólogos especialistas em dinossauros do Instituto de Geologia da UMAM (Universidade Mexicana).
 
Nessa viagem incrível ao mundo dos animais pré-históricos, um dos destaques é o Tiranossauro Rex, o mais temido e conhecido dinossauro, numa réplica de 13 metros de comprimento e 5 metros de altura. O Tiranossauro – cujo nome significa “lagarto tirano rei” – foi um dos maiores carnívoros terrestres encontrados até hoje. O público verá também o Espinossauro, também com 13 metros de comprimento e 5 metros de altura. Essa foi uma espécie de dinossauro carnívoro que andava como um quadrúpede e como um bípede, sendo uma das estrelas do filme Jurassic Park 3.
 
Quem for ao Mogi Shopping no período da exposição, poderá ver também uma réplica do Braquiossauro. O nome significa “lagarto braço”, dado os seus membros anteriores serem maiores que os posteriores. Era um gênero de dinossauros saurópode que viveu durante o fim do
 
período Jurássico. Também vale a pena citar o amargassauro, maiassauro, pterossauro, tricerátopo, galimimo, anquilossauro. Além da cenografia, serão expostos textos sobre a história da vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades que sempre surpreendem o público.
 
O trabalho de produção do “Mundo Jurássico” é da empresa Artbhz, que envolve técnicos especialistas em montagens de cenários cinematográficos, cenógrafos, museólogos e arquitetos que criaram o visual e funcionamento de todo o aparato da exposição. “É uma grande oportunidade de conhecer mais a história e de interagir com o Mundo Jurássico. O público ficará perto de dinossauros robôs gigantes montados cenograficamente como se estivessem vivos”, diz o coordenador geral da Exposição “Mundo Jurássico”, Leonardo Guelman.
 
O evento está no Brasil há 10 anos com sucesso absoluto tendo passado por mais de 30 grandes cidades brasileiras. Extintos há mais de 65 milhões de anos, os dinossauros despertam no imaginário das pessoas muitas fantasias e indagações. Hoje, com as pesquisas arqueológicas e o progresso científico muito desenvolvido, o homem já tem um grande conhecimento sobre como eram e como viviam os seres do passado distante.
 
Lembrando que a exposição vai de 2 de abril a 7 de maio e é gratuita. O Mogi Shopping fica na Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 1001, no Centro Cívico, em Mogi das Cruzes. Informações pelo telefone 4798-8800 ou no site www.mogishopping.com.br.

Comentários no Facebook