Na Semana do Meio Ambiente, Itaquá Garden Shopping apresenta projeto ‘Sou Resíduo Zero’

Foto: Thiago Campos / Cape Press Comunicação
Maior e mais completo centro de compras do Alto Tietê é 100% sustentável na captação, reciclagem e destinação de resíduos sólidos e orgânicos
‘Sou Resíduo Zero’! Com uma proposta totalmente sustentável e de preservação do meio ambiente, o Itaquá Garden Shopping apresentou na manhã desta quarta-feira (7 de junho) o funcionamento da captação, tratamento e destinação dos resíduos produzidos pelo centro de compras. Um verdadeiro exemplo de respeito à natureza. Após palestras no evento incluído na programação da Semana do Meio Ambiente do maior e mais completo centro de compras do Alto Tietê, os convidados visitaram a área de compostagem acelerada – local de destinação dos restos orgânicos – e, sem seguida, a estação de tratamento de esgoto (ETE) que recebe todo efluente do empreendimento para ser 100% tratado e retornar para o reuso.
 
Embasado na temática de evitar, reduzir, reutilizar, reciclar e compostar, o gerente de operações do Itaquá Garden Shopping, Márcio Reis, destacou o processo de separação do lixo no empreendimento, com foco no resíduo orgânico gerado a partir da praça de alimentação, em que os funcionários são orientados a separar os restos de comida que serão encaminhados para o descarte de forma seletiva.
 
“O modelo utilizado pelo Itaquá Garden Shopping otimiza a separação dos resíduos sólidos do orgânico e dá para cada lixo a destinação correta. A preocupação com o meio ambiente vai além da segregação dos resíduos, passa por disponibilizar aos frequentadores do centro de compras alternativas para realizarem o descarte correto de resíduos, pautada na educação ambiental e implementação de um modelo a ser seguido por toda a sociedade”, destacou.
 
Já o consultor em sustentabilidade, Fernando Beltrame, da empresa Eccaplan – parceira do Itaquá Garden Shopping na criação do projeto ‘Sou Resíduo Zero’ – destacou que a prática serve principalmente para reduzir a quantidade de material enviado ao aterro sanitário, redução de custos operacionais, geração de renda e emprego. Além de disponibilizar insumos para adubar a terra e melhorar o tipo de solo existente, além de liberar nutrientes dos minerais.
“O resíduo orgânico compostado produz um adubo essencial para o cultivo de uma horta saudável e totalmente orgânica. Além disso, a compostagem não requer equipamentos caros e que requeiram manutenção constante, mas apenas a organização de um processo simples e estrutura”, disse. “Quanto mais orgânico for o adubo e menos componentes químicos ele tiver, melhor será a terra para fertilizar o que desejamos cultivar”, concluiu.
 
E, por último, a engenheira ambiental e gerente de produtos da Ecopolo Soluções Sustentáveis, Juliana Lisboa, destacou o pleno tratamento do esgoto produzido pelo Itaquá Garden Shopping.
 
A Ecopolo é uma empresa especializada no desenvolvimento, implantação e operação de Sistemas de Tratamento de Água e Efluentes. Em Itaquaquecetuba, a empresa desenvolveu, instalou e opera atualmente a estação de tratamento de efluentes e reuso do empreendimento.
 
Segundo Juliana, a estação tem capacidade para tratar até 2.295 m³ de efluente sanitário por mês, podendo o mesmo ser lançado na rede de afastamento da Sabesp ou reutilizado em vasos sanitários e mictórios.
 
“A tecnologia utilizada é a ultrafiltração, uma separação física tanto das partículas e sólidos em suspensão, como de matéria orgânica e metais solúveis oxidados previamente e que estiverem presentes na água. Esta tecnologia é utilizada mundialmente como parte do tratamento de efluentes industriais”, explicou. “O efluente tratado, partindo da qualidade de água desejada, pode ser reutilizado como água de processo, água de bombeio, ou água para utilidades industriais. Após a passagem da água tratada por esta robusta tecnologia, temos condições de gerar uma água de reuso de alta qualidade”, finalizou.
 
Com apoio institucional da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e demais parceiros, o Itaquá Garden Shopping realizará ainda a oficina de meio ambiente até o próximo domingo, com atividades voltadas a educação ambiental. (Com informações da Cape Press Comunicação)

Comentários no Facebook