Poá contará com campanha contra assédio sexual no transporte público

Poá iniciou os debates para realização na cidade da campanha “Juntos Podemos Parar o Assédio Sexual nos Transportes”, lançada no final de agosto pelo Tribunal de Justiça de São Paulo em parceria com 15 instituições públicas e privadas. Segundo a secretária da Mulher, Jeruza Reis, conversas já foram iniciadas com representantes da empresa de ônibus Radial, das secretarias de Transportes e Mobilidade Urbana e de Segurança Urbana, da 77ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Poá e do Ministério Público, para que ações conjuntas possam ser colocadas em prática no município.

“Estamos seguindo uma diretriz do Tribunal de Justiça de São Paulo para que a campanha seja realizada no município. Fizemos uma primeira reunião e já começamos a estruturar algumas medidas que serão tomadas para proteger as mulheres que sofrem constrangimento nos diferentes tipos de transporte oferecidos na cidade”, explicou Jeruza Reis.

O objetivo da campanha “Juntos Podemos Parar o Assédio Sexual nos Transportes” é provocar uma mudança cultural que estimule vítimas de abuso sexual nos transportes e pessoas que presenciam algum incidente a denunciarem os agressores, e consequentemente, inibir futuras iniciativas. Além da veiculação de cartazes, vídeos e postagens nas redes sociais das instituições participantes, a campanha também promove seminários de sensibilização dos funcionários das empresas de transporte a fim de prepará-los para o atendimento às vítimas.

Outro aspecto da campanha são os programas de reeducação direcionados aos abusadores, uma vez que apenas a punição nem sempre é suficiente para uma mudança de conduta.


Comentários no Facebook