Prevenção ao câncer de pele inclui uso de protetor solar diariamente e barreiras mecânicas

Centro Oncológico de Mogi das Cruzes oferece palestras e material informativo sobre câncer de pele
 
Para se prevenir contra o câncer de pele basta usar diariamente o protetor solar. Correto? Não é bem assim. Embora a utilização de produtos que protegem a pele dos raios solares seja muito importante, a eficácia depende da forma correta de uso dos bloqueadores e também de barreiras físicas, como bonés e óculos escuros, principalmente para quem fica exposto ao sol por muitas horas. A doença é o tipo de câncer mais comum no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que 150 mil novos casos devem ser diagnosticados no país.
 
De acordo com o cirurgião oncológico Ricardo Motta, do Centro Oncológico de Mogi das Cruzes, assim como a prevenção a orientação deve começar cedo. É preciso explicar para as crianças a importância do uso de protetores e peças que impeçam o contato direto e prolongado com os raios solares.
 
“Temos que orientar as crianças o quanto a exposição não protegida aos raios ultravioletas, os raios solares é prejudicial para a pele”, explica.
 
DICAS
A exposição ao sol deve ser evitada no período de 10 às 15 horas. Independente do horário, o protetor solar deve ser usado diariamente, sendo aplicado antes de sair de casa e reaplicado a cada duas horas. O Fator de Proteção Solar (FPS) deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele. As pessoas mais claras devem usar um FPS maior, entre 50 e 60. Já para as mais morenas, é recomendado entre 15 e 30.
 
Além disso, é muito importante que as pessoas utilizem barreiras mecânicas para diminuir o contato do sol com a pele, mesmo quando não estão na praia. E essa recomendação é reforçada para pessoas que trabalham na construção civil, na agricultura ou qualquer profissão em que o trabalhador fique muito tempo exposto ao sol. Bonés, protetores de nuca, camisas com manga e calças compridas, sombrinhas e óculos de sol.
 
“Quanto mais itens de proteção, diminui a chance de no futuro essa pessoa apresentar o câncer de pele”, reforça o médico.
 
Para orientar as pessoas, o Centro Oncológico Mogi das Cruzes disponibiliza material informativo sobre câncer de pele e outros tipos. E também realiza palestras em empresas e indústrias sobre o tema. Informações sobre as palestras de orientações podem ser obtidas pelo telefone 4795-4795. (Com informações da Linha Fina Assessoria de Comunicação)

Comentários no Facebook