Profissional tem de se reinventar para sobreviver no mercado, alertam especialistas

Crédito: Sleone/Facpiaget
Debate sobre o futuro do emprego reuniu dez palestrantes, com atuação profissional em diferentes segmentos, que abordaram temas como colocação no mercado de trabalho hoje e daqui a alguns anos, novas perspectivas, impactos da tecnologia nos processos produtivos, entre outros. Plateia lotou o auditório da Piaget
Dez palestrantes compartilharam conhecimentos, experiências e suas histórias de vida durante o “Somos Mais Que Um – O Futuro do Trabalho”, realizado na Faculdade Piaget, em Suzano, na noite de 5 de setembro. Com atuação profissional em diferentes segmentos, eles colocaram em discussão temas como emprego hoje e daqui a alguns anos, novas perspectivas, impactos da tecnologia nos processos produtivos, entre outros. A plateia que lotou o auditório saiu do evento, após três horas de apresentações, com ao menos uma certeza: o profissional, hoje ou no futuro, sempre terá de se reinventar e se adaptar ao contexto e ao momento para manter-se empregado porque as transformações no mundo são inevitáveis.
 
O “Somos Mais que Um” é um movimento que surgiu na rede de contatos LinkedIn, é totalmente voluntário e sem fins lucrativos e ocorre neste mês de setembro em 11 cidades brasileiras, com Suzano entre elas. O objetivo é discutir questões que ajudem os mais de 14 milhões de desempregados no Brasil a retornar ao mercado de trabalho, que muda a cada dia, e refletir sobre os desafios para quem está empregado.
 
Das 19h30 às 22h30, os dez convidados falaram à plateia no auditório da Piaget com palestras breves, de no máximo 20 minutos cada, cada um com um enfoque peculiar à atuação profissional e experiência de vida. Antes, o diretor-geral da Piaget, Marcus Rodrigues, deu as boas vindas ao público e aos convidados e destacou a importância do tema em debate.
 
Os palestrantes foram: Jubiratã Nogueira, ‎coach, palestrante e professor de MBA em Gestão Estratégica de Pessoas; Odete Reis, palestrante e educadora financeira comportamental; Fábio Di Renzo, da Novembro 4, agência de comunicação corporativa e endomarketing; Ricardo Arcos, especialista em gestão geral de empreendimentos e superintendente do Suzano Shopping; Renatinho Ramos, fundador do Se Ligue, grupo de formação de lideranças estudantis, e vereador; Leandro Henrique Silva, coach, palestrante nas áreas de comportamento, vendas e seguros e executivo da área de seguros; Carla Fiamini, jornalista, palestrante, secretária de Comunicação Pública da Prefeitura de Suzano e empresária; André Loducca, secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego da Prefeitura de Suzano e empresário; Aguinaldo Xavier, formado em Administração pela Faculdade Piaget e Paulo Eduardo Ribeiro, professor universitário e coordenador dos cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos da Piaget.
O movimento
O nome do evento (#+Q1 = “Somos Mais Que Um”) surgiu das publicações do professor Fabiano Caxito na rede social Linkedin, com o objetivo de incentivar que as pessoas compartilhem seus conhecimentos. Postagens com a #Somosmaisque1 já tiveram mais de 1 milhão de visualizações e são realizadas por centenas de pessoas na rede social.
 
Além de Suzano, outras cidades brasileiras sediaram os debates: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (capital), entre outras. Todas as palestras foram filmadas e os vídeos estão sendo publicados e ficarão disponíveis no site do movimento para o compartilhamento das experiências. Mais informações podem ser encontradas no site www.somosmaisque1.com

Comentários no Facebook