Programa gratuito da Faculdade Piaget ensina a prevenir dor nas costas

Participantes aprenderão sobre anatomia da coluna, como fazer as atividades do dia a dia com mais segurança, além de exercícios de fortalecimento e alongamento

Ficar muito tempo sentado, dormir de qualquer jeito ou com um ‘monte’ de travesseiros, exagerar na altura do salto daquele modelo de sapato que está na moda ou até passar às pressas aquela roupa amarrotada podem causar dor nas costas. Isso mesmo! Atividades corriqueiras, por mais simples que pareçam, colocam a saúde em risco, principalmente, por erros na postura. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 80% das pessoas têm, ou irão ter dor nas costas em algum momento da vida. Por isso, e para orientar a população sobre como prevenir e cuidar bem das costas, o curso de Fisioterapia da Faculdade Piaget de Suzano desenvolverá, a partir desta sexta-feira (6/11), a Escola de Coluna, com orientação e exercícios para toda a comunidade. A atividade é gratuita e o interessado pode se inscrever na hora.

A coordenadora do curso de Fisioterapia da Piaget, professora e mestre Poliana Lima explica que sentir dor nas costas é um problema bastante comum e muitas vezes as pessoas nem se dão conta de quais são as causas. “Lavar louça, passar roupa, ficar horas no escritório trabalhando com o computador, por exemplo, são atividades simples do dia a dia, mas que, dependendo da postura, podem provocar dor”, citou.

Na Escola de Coluna, os participantes aprenderão sobre prevenção com muitas informações, exercícios físicos, entre outras atividades e técnicas. Serão realizados três encontros, sempre às sextas-feiras, a partir das 9 horas, no campus da Piaget (avenida Mogi das Cruzes, 1.001, no Jardim Imperador). “Qualquer pessoa pode participar, tendo ou não problema na coluna”, acrescentou a professora.

A Escola de Coluna, explicou Poliana, é um projeto de prevenção e promoção de saúde com a finalidade de ensinar às pessoas um pouco mais sobre anatomia, principais doenças, cuidados ergonômicos em casa e no trabalho, como fazer as atividades do dia a dia com mais segurança, entre outros. “O público também aprenderá a fazer exercícios para fortalecimento e alongamento”, disse a coordenadora. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Faculdade Piaget)


Comentários no Facebook