Programação da Secretaria de Cultura de Suzano possui Música, teatro e literatura

A Secretaria Municipal de Cultura programou para esta semana, de 19 a 25 de outubro, o concerto de um ano de existência da Orquestra Acadêmica de Suzano e apresentação do espetáculo “Agora eu Era o Herói”, peça encenada pela Cia. Um. Outra atividade que promete movimentar o cenário cultural da cidade é a Feira de Livros do Projeto Livros na Cidade, que ficará no município até o dia 4 de novembro.

Nesta terça-feira (20), será realizado o concerto de aniversário da Orquestra Acadêmica de Suzano, a partir das 19 horas no Teatro Municipal “Dr. Armando de Ré”. O evento comemora um ano de atividades do grupo, história que começou em 29 de outubro de 2014, sob a regência do maestro Rafael Vicole. Parte do elenco é formada por jovens talentos revelados nas Oficinas de Formação Cultural. A entrada é franca.

“A programação conta com músicas apenas de compositores brasileiros. Teremos duas estreias: uma da obra “Choro”, do mogiano Paulo Henrique, como compositor clássico; e outra com as alunas de dança contemporânea da Oficina de Dança da Secretaria de Cultura de Suzano, na adaptação da música “La Girouette”, de Savino De Benedictis”, explicou o maestro Vicole, autor de “Mítia” que também será interpretada.

Entre os compositores que serão interpretados estão Bartók, Bach, Mozart, Villa-Lobos, Nepomuceno, Claudio Santoro, Rafael Vicole, Vivaldi, Savino De Benedictis, Puccini, Radamés Gnatalli, Camille Saint-Saëns, Elgar, Paulo Henrique, Verdi, Mascagni, Leoncavallo, Massenet, Webern, Saint-Preux, Sibelius, Bizet e Mendelssohn.

Até agora foram realizados 11 concertos com participação dos solistas Marco Tze Ju Cavalcanti (contrabaixo), Rodolfo Bairrosalves (Trompa), Pámela Tatiana Cruz Soto (Soprano), Marcello Mesquita (Tenor) e Carolina Feuerharmel (Violino). O Teatro Municipal fica na rua General Francisco Glicério, 1334 – Centro.

Teatro
O espetáculo infanto-juvenil “Agora eu Era o Herói”, da Cia. Um, é mais uma atração que vem à cidade por meio do Circuito Cultural Paulista. A peça – que será encenada em uma única sessão no próximo dia 22, às 15 horas, no Anfiteatro Orlando Digenova – retrata sonhos, brincadeiras de crianças, fantasias infantis, escolas, medos e separações com muita delicadeza e eficiência. A entrada é franca.

Dirigido e escrito por Rodrigo Audi, a peça foi adaptada a partir dos exercícios teatrais do projeto “Prêt-à-Porter”. Boa parte da equipe veio do Centro de Pesquisa Teatral, CPT, do SESC, coordenado por Antunes Filho. A Cia Um marcou a sua estreia com o espetáculo “Agora Eu Era o Herói”, em 2014, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. O elenco conta com atores como Hercules Morais, Marcelo Lapuente e Rita Pisano.

A iniciativa é realizada por meio de parceria entre a Prefeitura de Suzano (Secretaria Municipal de Cultura), o Governo de Estado de São Paulo (Secretaria da Cultura) e Associação Paulista de Amigos das Artes – APAA. “Agora eu Era o Herói” é o sétimo espetáculo do Circuito Cultural Paulista em Suzano este ano. De março a setembro foram apresentadas atrações culturais de humor, música, teatro adulto e infantil, e dança contemporânea. O Anfiteatro Orlando Digenova, fica a rua Benjamin Constant, 682, no Centro.

Feira de Livros
Suzano recebe até o dia 4 de novembro a Feira de Livros da Companhia Livros na Cidade, de segunda a domingo, das 8 às 21 horas, na Praça João Pessoa.  O projeto é inspirado no programa de incentivo à leitura e difusão do livro – “Leia mais Seja Mais”, da Fundação Biblioteca Nacional. O objetivo é desenvolver o hábito da leitura e possibilitar o acesso a livros de qualidade a preços populares.

Estão disponíveis diversos títulos a preços acessíveis, a partir de R$ 5. São inúmeras categorias para todas as idades, como romance, ficção, terror, áreas do conhecimento, entre outros. O projeto iniciou em 2012 e, desde então, tem realizado feiras principalmente em São Paulo. Suzano é a primeira cidade da região do Alto Tietê a receber a atividade. A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A Praça João Pessoa fica entre as ruas General Francisco Glicério e Benjamin Constant, na altura da rua Campos Sales. (Com informações da Secretaria de Comunicação Institucional)


Comentários no Facebook