Projeto do Instituto Abaré recolhe pilha e baterias e faz destinação correta em Itaquaquecetuba

Instituto lançou o ReciclaPilha e na primeira ação arrecadou mais de uma tonelada de componentes na cidade de Arujá para fazer o descarte correto

Sabemos que não devemos descartar pilhas e baterias em lixo comum. Mas o que fazer com elas após o uso? Pensando nessa dificuldade em que a maioria das pessoas enfrenta para fazer a destinação correta desses materiais, o Instituto Abaré Socioambiental lançou o projeto ReciclaPilha.

A ação consiste em fazer parcerias com as Secretarias de Educação dos municípios do Alto Tietê para estimular o descarte correto e consciente desses tipos de componentes. A primeira edição do ReciclaPilha aconteceu na cidade de Arujá com resultados muito positivos. Do período de 10 de agosto a 14 de outubro foram recolhidas 1,4 toneladas de pilhas e baterias.

A iniciativa movimentou as unidades escolares do ensino infantil e fundamental da Rede Municipal de Educação de Arujá e foi promovida pela Pedreira Sargon, uma das empresas mantenedoras do Abaré. Ficou sob a responsabilidade da pedreira os custos para a viabilização deste projeto, desde a logística para a coleta até as despesas para o descarte correto das pilhas e baterias.

A coordenadora de projetos do Abaré, Flavia Casali Rossi, explica que a promoção deste tipo de ação faz parte dos objetivos estratégicos do instituto. “Ele foi criado para ser o braço social das empresas mantenedoras, que investem continuamente em projetos que melhoram a qualidade de vida das pessoas que vivem em seus entornos, bem como preservam o meio ambiente”, explica.

Como uma forma de incentivo para as escolas participantes, as que mais arrecadaram foram premiadas com a compra de um Projetor, equipamento escolhido por elas mesmas. As vencedoras do ReciclaPilha de Arujá foram a CMEI Dona Maria Benedita Garcia da Silva e EMEF Milton Barbosa, que tiveram a maior quantidade de coleta de quilo proporcionalmente ao número de alunos.

Próxima edição

A Pedreira Sargon convidará o município de Santa Isabel para participar do mesmo projeto em 2017. O Instituto Abaré Socioambiental está aberto para fazer parcerias com outras cidade da região para realizar novas edições do ReciclaPilha. As Secretarias Municipais de Educação interessadas em participar do projeto podem entrar em contato pelo telefone (11) 4647-7372 ou endereço eletrônico:abare@abare.org.br

*Com informações da Linha Fina Assessoria de Comunicação.


Comentários no Facebook