Renato Caroba é eleito Presidente da Câmara Municipal de Arujá

da esq. para a direita: Renato Caroba (presidente); Gil do Gás, vice; Castelo Alemão, 1º secretário e Mano’s, 2º Secretário

O vereador Renato Bispo Caroba (PT) foi eleito Presidente da Câmara de Arujá. Em votação ocorrida na manhã de sexta-feira (18/12), o parlamentar, candidato do “grupo dos oito”, venceu o atual presidente e candidato à reeleição, Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, por oito votos a sete. O vice-presidente Gilberto Daniel (PRB), o Gil do Gás, reeleito, comporá com Caroba a nova Mesa Diretora que ainda terá como primeiro secretário, Edvaldo de Oliveira Paula (PTB), oCastelo Alemão, e como segundo secretário, Odair Neris (PSB), o Mano’s.

Após a confirmação da vitória, Caroba fez um discurso conciliador. “Se esta Câmara representa uma parcela da sociedade em cada um de seus vereadores não poderemos desrespeitar este voto; não poderemos desrespeitar a vontade do povo. É preciso respeitar as diferenças e a democracia acima de tudo”, afirmou o presidente eleito ao destacar o objetivo do grupo. “Não é um bloco de perseguição para atrapalhar a cidade, para fazer revanchismo. É um bloco para dar independência ao Legislativo. Não somos vereadores; estamos vereadores e não podemos conduzir esta Casa como se fosse de propriedade nossa, pois esta é a Casa do Povo, e iremos administrar para o povo. Para mim será uma honra”, finalizou.

O “grupo dos oito”, que possibilitou a condução de Caroba à Presidência, foi revelado na última quinta-feira (10/12) quando houve a convocação da eleição. O clima tenso obrigou ao adiamento da votação. Integram o bloco, além dos que compõem a mesa, Wilson Ferreira da Silva (PSB), o Dr. Wilson, Sebastião Vieira de Lira (PSDC), o Paraíba Car, Rogério Gonçalves Pereira (PT), o Rogério da Padaria, e José Sidnei Schaide (PSB), o Cocera Cabelo.

Reconhecendo a derrota, Reynaldinho parabenizou a nova Mesa e convocou a Casa para trabalhar, a partir de agora, para aprovação do Orçamento. “A disputa política já se deu. Não podemos de nenhuma forma prejudicar a cidade. Temos de ter condições de votar o orçamento”, pediu aos colegas. Sobre não ter conquistado a reeleição, o atual Presidente agradeceu aos que com “lisura e companheirismo” se mantiveram ao seu lado e disse que “perdeu para o PTB”. “Não houve nada que justificasse perder este voto em um momento tão importante. Não perdi para nenhum de vocês, à exceção de Edvaldo de Oliveira Paula”, disse categórico ao creditar a derrota à decisão do colega de partido de fechar com o “grupo dos oito”. Ainda assim, exaltou a “democracia” e a possibilidade conquistada pela sociedade de escolher seus representantes e garantir a “alternância de poder”.

Vice-presidente
Gil do Gás, atual presidente do Legislativo, conquistou a reeleição. Ele obteve nove votos. Além dos oito vereadores do bloco de oposição, o parlamentar Márcio José de Oliveira (PRB), o Dr. Márcio, confirmou sua opção por Gil do Gás. Os vereadores Abel Franco Larini (PR), o Abelzinho, Gabriel dos Santos (PSD), Valmir Moreira dos Santos (PR), o Valmir Pé no Chão, Jussival Marques de Souza (PMDB), Maria Lúcia de Souza Ribeiro (PTB), a Lúcia Ribeiro e Reynaldinho, se abstiveram do voto.

Secretarias
Para a 1ª Secretaria, Castelo Alemão concorreu com o atual primeiro secretário Gabriel dos Santos. Castelovenceu por oito votos a sete. O mesmo placar garantiu a 2ª Secretaria a Mano’s, que disputou o cargo comValmir Pé no Chão.

Outra sessão deverá ser convocada pelo Presidente para definição dos membros das Comissões Permanentes. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Arujá)


Comentários no Facebook