Sabesp amplia sistema de esgotamento sanitário em Arujá

Empresa está realizando novas ligações de esgoto nos Jardins Jóia e Tupi

A Sabesp concluiu, em julho, importantes obras integrantes do sistema de esgotamento sanitário de Arujá. Com um investimento de R$ 591 mil foram executados 116 metros de travessia do coletor sob a rodovia Presidente Dutra e interligações de redes coletoras.

Com as obras concluídas, técnicos da Sabesp estão visitando os imóveis e orientando os moradores para providenciarem as instalações internas e fazerem o pedido da ligação. Além de entregar o folheto com as especificações, eles aproveitam para orientar os clientes sobre o uso correto da rede coletora de esgoto para evitar obstruções e vazamentos.

Cerca de 400 moradores dos bairros Jardins Jóia e Tupi estão sendo beneficiados diretamente com as obras, com a realização de mais de 120 ligações de esgoto. Todo o esgoto coletado nesses bairros está sendo encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgotos de Arujá, contribuindo para a melhoria das condições sanitárias e ambientais do município.

A primeira ligação de esgoto para imóveis residenciais é gratuita, e o cliente pode solicitar o serviço pelo Disque Sabesp (0800-0119911) ou na agência de atendimento. Em Arujá, a agência da Sabesp está localizada na rua José Basílio Alvarenga, 78 – Centro, e funciona das 9h às 16h, de segunda à sexta-feira.

Atenção ao uso correto da rede coletora de esgoto

Os sistemas de coleta e tratamento de esgotos são importantes para a saúde pública porque evitam a contaminação e transmissão de doenças, além de preservar o meio ambiente.

É preciso, contudo, ficar atento ao descarte de resíduos à rede de esgoto. O óleo de fritura usado deve ser separado pelo morador em garrafas pet e ser entregue nos pontos de coleta. Quando o óleo é jogado na tubulação, forma placas de gordura que se juntam com outros dejetos que também não deveriam estar no esgoto, como preservativos, fios de cabelo e papéis, causando entupimentos e refluxo de esgoto.

Outro ponto de atenção são as águas pluviais. A água de chuva nunca deve ser direcionada à rede coletora de esgoto. A ação sobrecarrega a tubulação provocando seu rompimento.


Comentários no Facebook