“Sabores do Mundo” é tema da 28ª Expo Aflord, que começa amanhã (17/08), em Arujá

Maior feira de flores da região segue até 1º de setembro e também contará com exposição e extensa programação cultural

Começa neste sábado (17/08) a 28ª edição da maior feira de flores da região, a Expo Aflord, em Arujá. O evento será realizado em três fins de semana (17,18, 24, 25, 31 de agosto e 01 de setembro), das 8h30 às 18 horas.

A cerimônia de abertura está marcada para as 9h30 com apresentação da Banda Sinfônica de Arujá, show musical e taiko (tambores japoneses). A expectativa da organização é receber cerca de 45 mil pessoas para prestigiar o evento.

“Sabores do Mundo” é o tema da decoração, que contará com aproximadamente 20 mil vasos de diferentes espécies para representar o roteiro gastronômico do Brasil e de países como México, Japão e Itália, além de doces da confeitaria internacional.

Para reproduzir pratos e bebidas típicas mexicanas, como a Marguerita, tacos e nachos, os floricultores utilizaram espécies como pimenta, poinsétia, begônia, além de duas qualidades de orquídeas, a dendrobium e a oncidium.

Já a cantina italiana da Expo Aflord contará com dendrobiums, para reproduzir os molhos das famosas massas, acomodados em cestos de phalaenopsis que ficarão em um jardim formado por orquídeas.

Delícias como cupcakes, bolos, pirulitos, sorvetes e chocolates serão reproduzidos com hortênsias, ciclamens, begônias, dracenas hoya, crotons, gerânios, suculentas e bromélias fireball.

Além dessa variedade, os pratos japoneses e Boi no Rolete – representando a culinária nacional – serão reproduzidos a partir de espécies como cymbidium pendente, begônia rex, poinsétias, orquideas cymbidium, catleyas, Oncidium chuva de ouro,  obrizatum, paphiopedium e  zigopetalum.

Show e atrações culturais

Entre as atrações culturais que se apresentarão no evento estão grupos de taiko (tambores japoneses), shows típicos japoneses e de grupos regionais, danças japonesa, russa e americana. No primeiro fim de semana de evento haverá apresentação taiko com os grupos Ryukyu Koku Matsuri Daiko, Grupo de Taiko Kiendaiko e Taiko Atibaia, e de Okinawa Dori com o Saito Satoru Ryubi Dojo.

Exposição de flores

Com o tema “Sabores do Mundo”, a decoração do Pavilhão de Exposição apresentará aos visitantes pontos históricos e importantes do país. Como é tradição na festa, toda a decoração é feita com flores, todas produzidas por agricultores da região da Via Dutra. São dezenas de espécies distribuídas no local em cerca de 20 mil vasos. A maior parte das flores usada na decoração são de orquídeas, como a cymbidium pendente, a flor destaque desta edição.

Para este tema foram escolhidas delícias típicas da culinária nacional – como os quitutes baianos e churrasco – e internacional, com destaque para as massas italianas, sushis e sashimis, além de cupcakes e o taco, prato típico da cozinha mexicana, que serão reproduzidos por espécies como girassol, columeia, kalonchoe wendy, cymbidium pendente e muitas outras.

Venda de flor diretamente com o produtor

Durante a Expo Aflord é possível adquirir boa parte das flores a preços bastante acessíveis. Os visitantes poderão escolher entre 350 espécies diferentes, desde as mais clássicas, como rosas, lírios e cravos, até as novidades do setor, apresentados pelos produtores da Aflord. Do total disponível para venda, 60% são orquídeas.

Gastronomia

Os visitantes da Expo Aflord contam com uma ampla praça de alimentação com opções variadas para todos os gostos.

Os mais tradicionais poderão se deliciar com guloseimas, como salgados, batata frita, hot dog, sanduíche de pernil, espetinho, sucos de frutas, churrasco e pipoca.

Já para aqueles que desejam algo mais diferente para se deliciar e matar a fome, há opções como guioza, takoyaki (bolinho japonês), churros gourmet, bubble tea, chucrute, batata confitada, crepe suíço, chopp artesanal, chopp de vinho e muito mais.

Demais atrações

Além da exposição, a Expo Aflord conta com Pavilhão de Vendas com diversas opções de flores a preços bem acessíveis, atrações culturais, Praça de Alimentação, Feira de Negócios e as novidades deste ano ficam por conta do Corredor Verde e do Espaço Kids.

O Corredor Verde será formado por plantas atrativas de agentes polinizadores, essenciais para a produção de alimentos. Já o Espaço Kids, por sua vez, foi  criado com o intuito de ensinar às crianças, de forma prática e divertida, quais os cuidados necessários para o cultivo de espécies ornamentais, como a orquídea.

Interessados podem comprar ingressos antecipados com preços promocionais. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.aflord.com.br ou telefone (11) 4655-4227.

A feira de flores acontece na sede da Aflord, Avenida PL do Brasil, km 4,5, Fazenda Velha, em Arujá, das 8h30 às 18 horas, nos dias 18, 19, 25 e 26 de agosto e 01 e 02 de setembro (sábados e domingos).

ExpoAflord

ExpoAflord é uma das principais feiras de flores do Estado de São Paulo, com uma média de público de 40 mil pessoas que vêm do Alto Tietê e diferentes regiões do estado.

O evento foi criado em 1989, pela Associação dos Floricultores da Região da Via Dutra (Aflord)para divulgar a produção dos floricultores associados das cidades de Guarulhos, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Santa Isabel, Taubaté, Arujá, Guararema, Jacareí e São José dos Campos. Eles também aproveitam o evento para apresentarem novidades no cultivo das flores.


Comentários no Facebook