Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado se reúne com prefeitos do Alto Tietê

O secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Clodoaldo Pelissioni, apresentou ao Conselho de Prefeitos um balanço dos investimentos aplicados no Alto Tietê e destacou as próximas ações da pasta para a região. Até 2016, a secretaria deve concluir os projetos executivos das estações das linhas 11 e 12 da CPTM que ainda não foram reformadas. Outro projeto que será retomado é do BRT Metropolitano Alto Tietê, corredor de ônibus que atenderá Arujá, Poá, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos.

A apresentação foi feita nesta quinta-feira (17/9), durante a 13ª Reunião Extraordinária do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). A convite do presidente do Condemat, prefeito de Mogi das Cruzes Marco Bertaiolli, Pelissioni se reuniu com os prefeitos na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba para ouvir as demandas dos municípios.

Bertaiolli destacou que o encontro foi importante para aproximar ainda mais as administrações municipais do Governo do Estado. “O secretário fez um balanço bastante preciso sobre a atuação da secretaria na região, apresentando dados importantes sobre os projetos e ações que estão em andamento, além de ouvir as reivindicações e se colocar à disposição dos prefeitos”, afirmou.

Um dos projetos mais esperados pela região – apontado como prioridade pela Câmara Técnica de Mobilidade Urbana do Condemat – e que será retomado é o BRT Alto Tietê. O corredor de ônibus, que tem investimento previsto de R$ 336 milhões, foi suspenso pela secretaria devido a dificuldades orçamentárias.

Para dar continuidade ao BRT Alto Tietê, Pelissioni propôs uma nova reunião com os prefeitos para apresentar e discutir o projeto executivo das obras e desapropriações, que deve ser concluído até setembro de 2016. O novo encontro com o Condemat deve ser marcado para o início do ano. “Com a finalização do projeto, acredito que seja possível começar as obras em 2017, mas precisamos de recursos”, explicou o secretário.

Corredor Metropolitano Leste
O secretário informou ainda que o projeto do Corredor Metropolitano Leste – solicitado pela região na Agenda Metropolitana 2012 e também conhecido como Perimetral da Copa – foi contratado e está próximo de ser concluído. Este corredor ligará a Radial Leste de São Paulo a Mogi das Cruzes, passando por Ferraz, Poá e Suzano, e poderá ser interligado com o BRT Alto Tietê.

Como este projeto também envolve questões rodoviárias, o Condemat deve agendar uma nova audiência com o secretário de Logística e Transportes do Estado, Duarte Nogueira, para tratar especificamente do assunto.

Obras da CPTM
Pelissioni argumentou que um dos principais objetivos da Secretaria de Transportes Metropolitanos é concluir as obras de reforma e ampliação das estações das linhas 11 e 12 da CPTM. O governo já entregou a estação de Ferraz de Vasconcelos, pretende finalizar a de Suzano no início de 2016 e começará as obras da estação Poá até o início de outubro.

Já as estações Mogi das Cruzes, Estudantes, Itaquaquecetuba e Manoel Feio devem ter seus projetos executivos concluídos até setembro de 2016. “As obras destas estações foram pré-selecionadas no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]. Queremos elaborar os projetos com bastante qualidade, pois sempre que optamos por bons projetos executivos a obra ocorre mais rapidamente. Em seguida, encaminhá-los ao Ministério das Cidades no próximo ano para começar as obras até o início de 2017”, informou o secretário.

Outra novidade prevista para 2016 é a chegada de 31 novos trens nas linhas 11 e 12. De acordo com Pelissioni, isso vai permitir à CPTM que o Expresso Leste da linha 11 siga até a estação Estudantes, eliminando a baldeação em Guaianases e reduzindo o tempo de viagem do usuário.

Já em relação ao projeto da linha 13, que ligará São Paulo ao Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em Guarulhos, haverá uma interligação com a Estação Engenheiro Goulart, da linha 12, atendendo dessa forma a região. “A expectativa é que até 2018 os dois aeroportos estejam integrados à rede metroferroviária”.

Sobre as demandas regionais entregues pelos prefeitos, Pelissioni informou que vai estudar a viabilidade da integração tarifária, sugerida pela Câmara Técnica de Mobilidade Urbana, e que o projeto do Terminal de ônibus Sul de Suzano, que será ligado à nova estação da CPTM, será retomado “É importante concluirmos os projetos para termos condições de realizar as obras. O momento é complicado financeiramente, por isso estamos em busca de financiamentos também”.

Próximas reuniões
A próxima reunião do Conselho de Prefeitos será na quinta-feira (24/9), com o secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Floriano Pesaro, em Arujá. Já no dia 14 de outubro, os prefeitos se reúnem com a secretária de Meio Ambiente do Estado, Patrícia Iglecias, em Salesópolis. (Com informações da Assessoria de Imprensa do Condemat)


Comentários no Facebook