VI Festival Gastronômico do Cambuci em Mogi das Cruzes acontece neste sábado e domingo (14 e 15 de maio)

Rota do Cambuci

Com o cenário da antiga Estação Ferroviária Sabaúna, da década de 1920, e do Museu Ferroviário que traz a história da linha de trem da cidade, a VI Festival Gastronômico do Cambuci irá movimentar o final de semana (14 e 15 de maio) em Mogi das Cruzes. O município, que é um dos mais importantes produtores de Cambuci do Cinturão Verde de São Paulo, vê crescer a cada ano o público interessado nos festivais e seus diversos derivados de doces, salgados e bebidas à base do fruto.

De forma inédita, o Festival do Cambuci deste ano terá uma série de atividades culturais integradas ao evento, como a exposição permanente do Gira Mundo Bonecos Gigantes de Sabaúna, confeccionados com materiais recicláveis e com forte tradição carnavalesca, apresentações de grupos folclóricos locais, além de rodas de conversa na antiga estação sobre as espécies da Mata Atlântica. O Festival tem feito muitas pessoas conhecerem o valor do Cambuci e estimularem outros a provarem. Isso permite aos produtores aumentarem o cultivo e também a fabricação de derivados que garantem a renda de muitas famílias e a fixação do produtor no campo. Este ano, a expectativa é reunir mais de 5 mil pessoas.

O Festival, que acontecerá das 11 às 18 horas, no sábado, e das 9h30 às 17 horas, no domingo, faz parte da Rota Gastronômica do Cambuci, coordenada pelo Instituto Auá. O evento consegue reunir produtores dos 11 municípios parceiros, com uma programação que permite o contato direto do consumidor com a realidade do produtor. Será possível degustar sabores exclusivos, comprar o fruto congelado para fazer receitas em casa e levar mudas para o cultivo.

Além das exposições, haverá apresentações culturais do grupo de Congada de Santa Inês, no sábado, e do Grupo de Moçambique, no domingo. Outra atração para o público do festival é a exposição permanente de bonecos gigantes e máscaras montadas a partir intervenção artística. Durante o primeiro dia do festival, também será promovida uma Corrida Noturna, com provas de 3, 7, 14 e 21 quilômetros e largadas a partir das 19h30.

Mogi das Cruzes figura entre os maiores produtores de Cambuci do Estado, com grande potencial para cultivo, comercialização e uso do fruto. Para este ano, o Instituto Auá estima a produção total dos municípios participantes da Rota em 40 toneladas. Além de Mogi das Cruzes, fazem parte da Rota do Cambuci as cidades de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Salesópolis, Natividade da Serra, Caraguatatuba, São Lourenço da Serra, Paraibuna, Bertioga e São Paulo. A cada ano, estas cidades realizam festivais do Cambuci. Em 2015, elas conseguiram reunir um público total de 75 mil pessoas. Em 2016, a expectativa é alcançar 100 mil visitantes. 

VI Festival Gastronômico do Cambuci

Data: Sábado e domingo (14 e 15 de maio)

Local: Antiga Estação Ferroviária do Distrito de Sabaúna, em Mogi das Cruzes

Exposições: 11 às 18 horas, no sábado, e das 9h30 às 17 horas, no domingo

Programação – Festival Gastronômico do Cambuci – 14 e 15 de maio

14/05 (sábado)

11 horas: Abertura ao público com exposição dos produtores

15h30 às 18 horas: Apresentação do grupo de Congada de Santa Inês

Corrida Noturna/largadas:

Percurso de 21k às 19h30

Percurso de 14k às 19h40

Percurso de 7k às 19h50

Percurso de 3k às 20 horas

22 horas: Encerramento

15/05 – Domingo

9h30: Abertura ao público

10 às 11h40: Apresentação do Grupo de Moçambique

17 horas: Encerramento

*Com informações da Linha Fina Assessoria de Comunicação


Comentários no Facebook