Vicente Cândido apresenta Projeto de Lei que viabiliza Smart City

Parcerias público-privadas para o desenvolvimento de tecnologias da informação e comunicação. Este é o foco do PL 4847, protocolado na última terça-feira (29) pelo deputado Vicente Cândido (PT-SP). As tecnologias, que serão aplicadas para inovação no gerenciamento municipal – como nas áreas de segurança pública e eficiência energética –, viabilizarão a transformação das áreas urbanas em cidades inteligentes em todo o território nacional.

Liderado pela União, a adoção de um programa de incentivo à criação de Cidades Inteligentes, com investimento de R$ 5 bilhões ao ano durante cinco anos, possibilita a criação de 250 mil novos empregos diretos e indiretos por ano, além da geração de novas receitas para os municípios.

A possibilidade de cada cidadão participar ativamente da solução dos problemas de suas metrópoles também é uma inovação possível nas Smart Cities. A partir da democratização do acesso à internet, o morador se torna o principal protagonista de soluções capazes de melhorar a qualidade de vida urbana. Deve ser contemplada, também, a ampliação da transparência e da eficiência de gestão de governo com o uso da inteligência coletiva por meio da tecnologia de informação.


Comentários no Facebook