Ferraz recebe encontro municipal do Programa Mais Médicos

FOTO: Roseli de Souza / Secom Ferraz

O anfiteatro do Palácio da Uva Itália recebeu, na manhã de hoje (22 de março), o encontro municipal de médicos e gerentes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ferraz de Vasconcelos do Programa Mais Médicos e que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF). Na ocasião, os profissionais da rede apresentaram e discutiram situações vivenciadas em seus locais de atuação.

A reunião foi organizada pelas supervisoras do Ministério da Saúde, Andréa Tenório Correia da Silva e Lorenlay Rachid, com a participação do coordenador da ESF, José Rodrigues Lavoura Neto, e do secretário municipal de Saúde, Juracy Ferreira da Silva.

Os profissionais, que são formados ou vindos de fora do país, participaram de dinâmicas e aproveitaram a oportunidade para apresentar suas experiências nas UBSs que atuam. “Aqui, esses médicos e gerentes podem se conhecer e discutir casos”, explicou Lavoura Neto.

Além disso, foram propostos quatro módulos de debate, que contemplavam assuntos como diabetes e hipertensão, dengue, tuberculose e sífilis, violência doméstica e bioética, além de abordarem a atenção básica e o ESF.

O principal objetivo do encontro, de acordo com as supervisoras do Ministério, é alinhar os cuidados com a saúde. “Essa é a chance de compartilhar com outros profissionais observações boas e ruins que tiveram nos locais que fazem consultas. É a oportunidade de fazer um alinhamento não só nos cuidados da saúde, mas também entre esses locais e a gestão pública”, enfatiza Lorenlay.

Ainda, a reunião é uma forma de relembrar e enfatizar a importância dos clínicos. “Os nossos médicos dão suporte básico aos pacientes em todas as especialidades”, conta Andrea.

A meta do programa é resolver 80% dos casos que passarem pelos consultórios, utilizando também da ajuda dos agentes comunitários do ESF.

“Os agentes comunitários têm papel importantíssimo na saúde das comunidades que atuam. Eles não só visitam pessoas acamadas, mas também analisam todo o ambiente em que os pacientes estão inseridos, que podem contribuir para que cada caso aconteça ou seja agravado, e ajudam a encontrar soluções, utilizando também os equipamentos de saúde que o município já possui”, explica Andrea.

Para o secretário Juracy, o programa leva a situação da saúde do município a outro nível. “Antes dos médicos se instalarem em Ferraz, a cidade era uma. Hoje, ela é outra e a tendência é melhorar ainda mais”, finaliza. (Com informações da SECOM Ferraz de Vasconcelos)


Comentários no Facebook