Mogi recebe jogos das Olimpíadas Especiais no final de semana

Mogi das Cruzes receberá, neste final de semana, jogos das Olimpíadas Especiais, que promovem atividades esportivas para pessoas com deficiência intelectual. A realização é da Governadoria do Distrito LC-5 PIP Augustin Soliva da Associação Internacional de Lions Club, sob a condução do DG CL Américo Cortopassi, em parceria com a Fundação Special Olympics Brasil e a Prefeitura, que cederá a estrutura física, tendas, som, e professores de apoio.

A cerimônia de abertura e os jogos nas modalidades futsal e bocha, serão sábado (17/10), a partir das 9h, no Centro Municipal de Paradesporto Prof. Cid Torquato, no Rodeio. No domingo (18/10), haverá competições de natação na piscina do Centro Esportivo do Socorro, das 8h às 15h. Esta será a segunda edição do evento na cidade, que foi realizado pela primeira vez em novembro do ano passado.

O movimento Olimpíadas Especiais foi fundado em 1968, em Chicago, nos Estados Unidos, idealizado por Eunice Kennedy Shriver, irmã do presidente americano John Kennedy. O objetivo é promover a inclusão e ajudar os atletas a ganhar forma física e autoconfiança.

O Lions Clube Internacional participa do programa desde a década de 1970, com incentivos e atividades voltadas para o “Opening Eyes”, que oferece atendimento especializado para detecção de problemas oftalmológicos e patrocina óculos de grau, óculos de sol e óculos esportivos para atletas das Olimpíadas Especiais.

“Aceitamos o desafio e, com total apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e diversas entidades, fomos pioneiros em todo Brasil, implantando as Olimpíadas Especiais”, explica Paulo Rogério de Souza, ex-governador do Distrito LC5 do Lions Club.

“O evento serviu como vitrine para que outras unidades do Lions Club conhecessem na prática as Olimpíadas Especiais e também pudessem levar para suas cidades. Serviu ainda para que os poderes públicos se interessassem pelo projeto e para que mostrássemos ao Lions Club Internacional que as unidades brasileiras têm condições de realizar essa atividade”, completa.

Segundo o Lions de Mogi, a edição 2014 do Special Olympics foi um grande sucesso que motivou o Lions Internacional a liberar recursos para que a entidade realize os eventos com outras unidades do Lions que solicitarem as atividades.

“O Movimento das Olimpíadas Especiais existe há mais de 47 anos e pela primeira no Brasil estamos implantando o Esporte Unificado, em que teremos as modalidades esportivas convencionais praticadas juntamente por atletas sem deficiência e com deficiência intelectual. Mogi das Cruzes foi o início, a precursora. Depois disso, desenvolvemos o projeto em mais seis cidades de São Paulo e três do Rio de Janeiro. Em 2016, ampliaremos para mais municípios, nos estados da Bahia e Pernambuco”, destaca Vinicius Savioli, coordenador de Projetos da Special Olympics Brasil. (Com informações da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes)


Comentários no Facebook