Procon de Suzano orienta população sobre o golpe do falso boleto

Estar em dia com as contas e não ficar com o nome sujo na praça. Essas são algumas regras que a maioria das famílias segue à risca. Entretanto, antes de acertar as contas, é preciso ter muito cuidado para não cair em golpes. Para isso, o Procon de Suzano-SP orienta a população sobre o golpe do falso boleto. A prática é antiga, mas tem atingido muitos consumidores.

A coordenadora do órgão no município, a advogada Daniela Itice, atenta que, em geral, os golpistas modificam um dos números do código de barras e, ao digitar os dados errados e fazer o pagamento, o dinheiro sai da conta do cliente e vai para os fraudadores. Outro risco muito grande é de, ao pagar um falso boleto pela internet, ter dados pessoais e bancários furtados, o que pode levar a ter mais prejuízos ainda.

O órgão de defesa do consumidor de Suzano também atenta o contribuinte que, na maioria dos casos, ao tentar pagar um boleto falso, o código de barras não funciona, obrigando o cliente a digitar os números. Nesse momento, o dinheiro vai parar em outra conta. O código digitável de barras também deve ter, nos três primeiros dígitos, o mesmo número do banco onde está sendo pago.

Em caso de violação ao Código de Defesa do Consumidor, os cidadãos podem recorrer ao Procon de Suzano, que funciona na rua Baruel, 126, no centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O órgão também atende pelo número (11) 4744-7322.


Comentários no Facebook